Abiathar ou Abiatar, (Pai de abundância ou Meu pai é grande), filho de Aimeleque, foi o único sobrevivente da Chacina em Nobe, onde Doegue, criado de Saul, matou 85 sacerdotes. Foi um Sumo Sacerdote de Israel, exilado por Salomão por ter favorecido, depois da morte de David, as pretensões de Adonias ao trono de Israel.
Abiatar foi deposto (o único caso histórico da deposição de um sumo sacerdote) e banido para sua casa em Anatote por Salomão, porque ele participou da tentativa de elevar Adonias ao trono. O sacerdócio passou assim da casa de Itamar (1Sm 2:30-36; 1Rs 1:19; 2:26-27). Zadoque tornou-se agora o sumo sacerdote.
Segundo as Crônicas Samaritanas Eli era filho de Jafné da família de Itamar filho de Aarão. Por questões políticas ele usurpou o sacerdócio pois era um ancião com grande influencia entre os governantes do povo.
Hophni
Zadoque (em hebraico: צדוק, transl. Tsadoq, que significa "Justo") ou Sadoc, Zadoc, Sadoque, Zadok conforme a tradução bíblica foi Sumo Sacerdote de Israel, sucedendo a Abiatar, filho de Aimeleque....
Presumivelmente, a palavra deriva do termo hebraico shalah ou "descansar". Em Silo, Israel encontrou descanso e, se há uma referência messiânica em Gênesis 49.
1. Filho de Eleazar e neto de Arão. ... Um dos filhos de Eli, o sumo sacerdote (1Sm 1:3; 2:12). Ele e seu irmão Hofni foram culpados de grandes crimes, para os quais a destruição veio na casa de Eli.
Certa noite ouviu uma voz “Samuel, Samuel” e acordou, foi até Eli e disse “Eis-me aqui, pois me chamaste”. Eli esclareceu que não o chamou. Isso ocorreu ainda mais duas vezes até que Eli percebeu que o próprio Deus estava chamando o menino e o instruiu a se prontificar quando o Senhor o chamasse novamente.
Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairós. ... O termo é usado também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, como o "tempo de deus" (a eternidade), enquanto khronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".
Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Apocalipse - Último livro do Novo Testamento, o Apocalipse de João foi escrito pelo apóstolo João, filho de Zebedeu. Alguns sustentam a posição de que seu autor foi outro João, da cidade de Patmos. Mas a evidência interna aponta o autor do Evangelho de João e das três epístolas joaninas como seu autor.
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (em Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria.
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos. Evangelho segundo Lucas.
As Epístolas pastorais são livros canônicos do Novo Testamento, foram escritas por Paulo de Tarso e se dirigem a Timóteo e a Tito....São agrupadas desde os primeiros séculos do cristianismo num só corpus: