A Atenção Domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo a continuidade de cuidados que tem por definição o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
3º A Atenção Domiciliar tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários ...
Para prestar o cuidado domiciliar, não podemos nos esquecer dos princípios que orientam a Atenção Domiciliar: abordagem integral à família; • consentimento da família, participação do usuário e existência do cui- dador; • trabalho em equipe e interdisciplinaridade; • estímulos a redes de solidariedade.
Como é feito o ingresso do paciente no Programa de Internação Domiciliar e quais os fatores que o tornam elegível para esta modalidade? A indicação para o Home Care considera critérios técnicos e sociais. ... Definido o perfil do paciente, tem início a avaliação dos critérios de elegibilidade.
A seguir, algumas tarefas que fazem parte da rotina do cuidador: • Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde. Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada. Ajudar nos cuidados de higiene. Estimular e ajudar na alimentação.
De acordo com a autora o papel da família no processo de doença é dar suporte e apoio emocional, contribuindo para a recuperação do familiar acometido pela doença. ... Contudo, para além do atendimento ofertado ao paciente, a assistência domiciliar necessita compreender a família dentro do serviço ofertado.
O atendimento domiciliar realizado por um profissional auxilia na diminuição do risco de contaminação e agravamento do quadro, busca a recuperação e reabilitação do paciente, além da promoção da saúde e prevenção de doenças.
Uma das principais funções do Assistente Social dentro do Home Care é de atuar junto à equipe multiprofissional de atenção domiciliar, bem como intervir em conflitos mediando situações que possam levar algum tipo de desgaste ou projeção das dificuldades familiares na equipe que atende diretamente o paciente.
Cuidados de Enfermagem em casa
É ela quem avalia o paciente e a família, faz orientações educativas e a ponte com a equipe interdisciplinar. ... Aos poucos, o enfermeiro pode ensinar os familiares e responsáveis pelo paciente a realizarem os procedimentos necessários para seu bem-estar. Também ajuda o próprio paciente na busca pela autonomia.
Home care, forma de atendimento também conhecida como Assistência Domiciliar, é uma opção para famílias que precisam de cuidados profissionais de um enfermeiro para crianças, pessoas com deficiência ou doenças crônicas e ainda idosos.
O enfermeiro home care – também chamado de assistente domiciliar – é o profissional que atua no domicílio do paciente. De modo geral, essa área da saúde oferece uma opção alternativa à hospitalização, visto que essa acontece na própria casa do paciente.
R$ 2.
No contexto da Enfermagem, o cuidado domiciliar, conforme a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem(6) - COFEN número 267, consiste "na prestação de serviços de saúde ao cliente, família e grupos sociais em domicílio".
Gerenciamento do cuidado de enfermagem em home care; Principais técnicas de enfermagem realizadas em home care. Opções de Parcelamento: à vista R$ 80,90.
Tabela de Honorários