Jequitibá é um nome derivado do tupi-guarani, que significa “gigante da floresta”. E não é para menos, pois esta espécie é uma das maiores da flora brasileira e a maior da Mata Atlântica, alcançando de 25 a 35 metros em média, podendo atingir 50 metros de altura.
3 050 anos
É um jequitibá patriarca, que fica no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa-Quatro (SP). Segundo o biólogo Manuel de Godoy, o jequitibá-rosa tem 3.
A fotógrafa americana Beth Moon, de 63 anos, vivia em Londres em 1999, quando, durante uma viagem pelo interior, uma enorme árvore no jardim de uma igreja chamou sua atenção. Era um teixo com tronco de mais de dez metros de circunferência e uma idade estimada em 1,5 mil anos.
Methuselah é um pinheiro bristlecone antigo localizado nas montanhas brancas da Califórnia. Esta árvore é a mais antiga árvore não clonal conhecida no mundo. Em 2016, Matusalém tem aproximadamente 4848 anos.
Em 1964, um geólogo chamado Donald Currey descobriu a árvore mais antiga da Terra depois de matá-la. Currey estava no Pico Wheeler (Nevada) para desenvolver uma linha do tempo das eras glaciais na região e, para isso, contou os anéis do Pinus longaeva, o pinheiro longevo.
Quando o tronco de uma árvore é cortado, é possível notar que existem círculos escuros. Cada círculo desse é chamado de anel de crescimento. Cada anel corresponde a aproximadamente um ano de vida. Os anéis são contados de dentro para fora, a partir de sua medula.
O aplicativo Plantnet, disponível em Android e IOS é uma ferramenta colaborativa onde o usuário pode identificar e acrescentar informações sobre plantas do mundo inteiro. É fácil identificar plantas, basta o usuário tirar uma foto da espécie e depois selecionar entre, folha, flor, fruto ou casca de árvore.