Tempero tem gergelim em sua composição Segundo Flávia Morais, nutricionista da Mundo Verde, o gersal é composto de sementes de gergelim torradas e moídas com sal, o que, segundo ela, pode prevenir diversos problemas. - O gergelim é uma boa fonte de proteína, cálcio e gordura insaturada.
Embora tenham cores diferentes, os dois tipos de gergelim são bem semelhantes. A principal diferença é que o preto possui uma maior quantidade de vitamina A, cálcio e óleo em comparação ao branco. Isso faz com que os benefícios para a saúde sejam potencializados. No entanto, os dois tipos são opções saudáveis.
Para fazer o Tahine basta dourar 1 xícara de semente de gergelim em uma frigideira, tomando cuidado para não queimar as sementes. Em seguida, deixar esfriar um pouco e colocar no processador as sementes e 3 colheres de sopa de azeite de oliva, deixando o equipamento ligado até que se forme a pasta.
De acordo com Talitta, o gergelim pode ser consumido em cima de saladas, frutas, em sucos. “Pode-se ainda adicioná-lo em preparações como carnes, massas”, diz. A recomendação da nutricionista é consumir duas colheres (de sopa) ao dia.
Benefícios do gergelim
Indica-se o consumo de gergelim por meio de sua forma integral e triturada, adicionada a molhos, sucos e saladas. Apesar da recomendação, é possível substituir por alimentos que contenham a semente, como pães e bolachas. Alternativa para quem não é fã do alimento, é utilizá-lo na versão em óleo, em sopas e caldos.
O gergelim branco, no caso, tem um sabor um pouco mais amargo, mas isso acaba não influenciando muito as receitas. O lado bom da semente de gergelim - independente do tipo (branca, preta ou marrom) - é que ela tem um gosto bem suave e, na maioria das vezes, ajuda a realçar o sabor de outros alimentos.
Relatório básico: Semente de gergelim, seco