O grande foco do vestibular da Fuvest é a leitura e interpretação de textos. As questões são de nível médio de dificuldade, em sua maioria, e ao longo dos últimos cinco anos, os temas mais abordados foram relacionados às áreas de tecnologia, saúde, meio ambiente e atualidades.
Ao todo, o vestibulando terá que responder a 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (algumas questões são interdisciplinares).
A primeira é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.
Assuntos que mais caem na prova da Unicamp (por matéria)
No primeiro dia, os candidatos passam pelas provas de português, literatura e redação. Já no dia seguinte enfrentam as matérias de história, geografia e matemática. Por último, realizam as disciplinas de física, química e biologia.
Veja as obras para o Vestibular 2022:
A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).
O que mais cai no vestibular da Unesp de cada matéria?
Segunda Fase Prova de redação com duas propostas, para que o candidato escolha uma para executar. 8 questões de de Língua Portuguesa e Literatura. 2 questões interdisciplinares de Inglês e Ciências Naturais e Humanas.
Caso não haja candidatos suficientes de primeira opção que tenham atingido a nota mínima para preencher as vagas, o sistema faz uma classificação com os vestibulandos que optaram pela carreira em segunda opção e escolhe os que atingiram a nota mínima.
Dinâmica – Conservação da energia mecânica é o assunto que mais aparece na prova da 2ª fase da Unicamp.
A prova de primeira fase é composta por 90 questões objetivas que avaliam, de maneira preliminar, as disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.
A primeira fase é composta por uma prova objetiva com 90 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. Já a segunda fase do processo seletivo da instituição é realizado em 3 dias. Cada dia de prova conta com 4 horas de duração.
Para isso, analisamos as provas da primeira fase dos últimos 10 anos e trouxemos os tópicos de física que mais apareceram nelas. Veja que os três assuntos mais abordados foram, do mais recorrente para o menos recorrente: cinemática (18,2%), trabalho e energia (13,6%) e eletrodinâmica (11,4%).
As questões da prova serão reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para sua realização passará de cinco para quatro horas.
Instituição divulgou lista de aprovados oito dias antes do esperado. Resultado sairia dia 29 de janeiro. Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), organizadora do processo seletivo, 15.
quatro horas