A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna. Ela difere-se da hipertrofia, mas ambas podem ocorrer juntas em um processo de adaptação celular a determinados estímulos.
Significado de Linfoide adjetivo Diz-se de uma variedade de tecido conjuntivo em que se formam linfócitos. Órgãos linfóides, órgãos abundantes em tecido linfóide (gânglios linfáticos, amígdalas, folículos fechados do intestino, baço).
Nódulos linfóides são um achado comum, usualmente observados em associação com doenças inflamatórias crônicas, infecção, hemólise, síndromes mieloproliferativas e doenças auto-imunes. São, em geral, considerados reacionais.
Em situações nas quais existe uma irritação crônica da mucosa gástrica, por exemplo gastrite crônica, úlcera péptica crônica, devido à presença constante de antígenos circulando na parede, há o desenvolvimento (proliferação de tecido linfático). Assim são formados os chamados agregados linfoides.
A biópsia de pele é um procedimento simples, rápido, que não necessita internamento hospitalar e é feita sob anestesia local. Esse procedimento não causa dor, no entanto é possível que a pessoa sinta um ardor que dura poucos segundos que é devido à aplicação do anestésico no local.
A lesão é retirada em formato de elipse ou navete para permitir uma cicatriz cosmeticamente mais adequada. Os riscos deste procedimento incluem uma cicatriz definitiva, sangramento, e menos frequentemente, infecção e necessidade de uma cirurgia adicional.
O exame dermatológico é um exame simples e rápido que tem como objetivo identificar alterações que podem estar presentes na pele, devendo o exame ser realizado pelo dermatologista em seu consultório.
Pode ser sangue, escarro, urina, líquido cefalorraquiano ou biópsia. Incluem exames microscópicos de preparações coradas, cultura para fungos e testes de sensibilidade a antifúngicos.
Um exame de sangue para alergia, também chamado de exame de sangue para IgE específica, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Qualquer nível detectável de IgE específica indica uma sensibilização a um alérgeno específico.
Os testes de punção consiste na aplicação de gotas com substâncias (alérgenos) na face anterior dos braços. Posteriormente são feitas leves punções para que a substância penetre na pele. A leitura é feita após 20 minutos. O teste pode ser realizado em crianças a partir de 1 ano de idade.