A Coluna Prestes foi um movimento político-militar que ocorreu no Brasil entre os anos de 1925 e 1927 para contestar as diretrizes políticas da República Velha. ... Prestes e os demais revoltosos do Rio Grande do Sul marcharam em direção ao Paraná, onde se encontraram com os paulistas em abril de 1925.
Os revoltosos obrigaram o presidente Arthur Bernardes a governar permanentemente sob estado de sítio e condicionavam a ação do seu sucessor, Washington Luiz. Alimentaram, enfim, as esperanças de alteração de vida do país, ajudando a compor o ambiente para a grande ruptura de 1930.
Também conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, a Coluna foi um movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 1925 e 1927 combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís durante a Primeira República.
Os membros da Coluna Prestes, conforme definiram as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, defendiam a derrubada imediata do governo de Artur Bernardes, assim como exigiam que se estabelecessem o “voto secreto, a reforma do ensino, a obrigatoriedade do ensino primário e a moralização da política.
Um dos resultados mais significativos da Coluna Prestes foi a consciência política e social da população. Assim, por meio de comícios e manifestos os miliares reascenderam na população uma esperança em relação à política. Além disso, a Coluna Prestes foi chamada pelo povo de “ O cavaleiro da esperança”.
Como solução para os problemas brasileiros, os líderes da Coluna defendiam. o estabelecimento de uma ditadura militar que alinhasse o Brasil às experiências do nazismo alemão. uma ampla e irrestrita reforma agrária, com distribuição das terras dos grandes latifúndios entre os camponeses.
O objetivo expresso da Coluna Prestes era derrubar a República Velha, comandada pelos oligarcas de São Paulo e Minas Gerais, ao mesmo tempo que divulgava ideias e práticas socialistas, de modo a buscar conquistar o apoio popular para uma sublevação política nacional.
Resposta. Nas eleições do ano de 1930 houve a disputa entre os candidatos Júlio Prestes (do estado de São Paulo) e Getúlio Vargas (do estado do Rio Grande do Sul) indicado pela Aliança Liberal tendo João Pessoa como seu vice-presidente.
Criou o estado novo, instaurando uma ditadura no país até 1945, mantendo-se no poder de 1930 à 1945 totalizando 15 anos no poder, vargas manteve-se no poder por causa das greves e as investidas oposicionistas da ANL - Aliança Nacional Libertadora - contra o governo Vargas.
A industrialização do Brasil e busca pelo crescimento e modernização da economia era basicamente o grande programa de Vargas nas eleições de 1930, porém, as oligarquias paulistas conseguiram vencer tais eleições.
Resposta. Resposta: O programa de Getúlio Vargas que era transmitido nas rádios brasileira era a hora do Brasil.