O segundo, ou melhor, o ensino médio profissionalizante, geralmente tem foco em alguma disciplina em caráter técnico, como é o caso de escolas como a FAETEC e o CEFET, que possuem áreas de formação profissional que ao final do ensino médio o aluno irá obter ambos os diplomas podendo exercer sua profissão no mercado de ...
Curso técnico integrado Nessa modalidade, o estudante cursa o técnico junto com os dois últimos anos do ensino médio, já finalizando o ensino básico com uma profissão. No fim do curso, o aluno recebe dois certificados, de conclusão do médio e outro de conclusão do técnico.
O curso técnico integrado é uma modalidade de ensino no qual o estudante realiza a formação técnica ao mesmo tempo que cursa o ensino médio. Ou seja, não é necessário aguardar a finalização da última etapa da educação básica para fazer o curso técnico.
Na modalidade curso técnico concomitante, os estudantes precisam ter concluído o ensino médio ou, pelo menos, o primeiro ano dele. Nos cursos concomitantes a formação é feita de forma separada. Os estudantes cursam as disciplinas do ensino médio em uma instituição e faz a formação técnica em outra.
Forma subsequente: quando o aluno já concluiu o ensino médio e está matriculado em um curso técnico. geral no ensino médio e ao mesmo tempo o curso técnico em outra instituição.
No integrado, o aluno estuda o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo. ... No subsequente, o aluno estuda somente o curso técnico no IFBA. A duração média é de 2 anos. O candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até a data da matrícula.
Na modalidade subsequente, a formação profissional é voltada para alunos que já concluíram o ensino médio. A forma concomitante — que é privilegiada no Pronatec — significa que o aluno vai fazer o curso técnico e o ensino médio ao mesmo tempo, mas em instituições diferentes.
A Bolsa-Formação consiste na oferta gratuita de cursos presenciais, custeados com recursos repassados pelo Ministério da Educação a instituições de ensino das diversas redes de educação profissional do País.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.
160 horas
Acesse o Portal MEC: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/;
A inscrição é feita pelo site do programa (pronatec.mec.gov.br/inscricao), onde você também pode consultar todas as vagas disponíveis.