Dentina radicular Tem a mesma estrutura da dentina coronária. ... Toda dentina radicular é envolvida externamente pelo cemento, que é uma estrutura pertencente ao periodonto de sustentação. A dentina se relaciona com o cemento por meio da zona granular de Tomes.
Periodonto de Inserção - Ligamento Periodontal - Departamento de ...https://www.foa.unesp.brhttps://www.foa.unesp.br
O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal à raiz do dente.
Histologia do cemento: O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal à raiz do dente. ... O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem…
Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. A função do cemento é proteger a raiz e unir a mesma ao osso, através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal.
Dentina interglobular: entre lóbulos mineralizados Dentina peritubular e intertubular: entre túbulos dentinários. Túbulo dentinário próximo ao esmalte (limite amelodentinário- LAD): Maior número (fusos do esmalte). Sem prolongamento, só fluido dentinário (podem estar fechados).
A dentina ou a dentina são uma camada de material que se encontra imediatamente debaixo do esmalte do dente. É um dos quatro componentes principais do dente que compreende: O esmalte duro exterior.
A dentina. Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa.
É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita. Sua matriz orgânica é secretada pelos odontoblastos, células que estão na periferia da polpa dental, junto à dentina.
Procedimentos em consultório:
Sensibilidade dentária e problemas bucais podem ser alguns dos sintomas da exposição da dentina!
A sensibilidade dentinária frequentemente é o primeiro sintoma observado quando as raízes dos dentes estão expostas. Pontadas e dores podem ocorrer a qualquer momento, mas os principais desencadeadores desses sintomas são alimentos e bebidas doces, ácidos, quentes ou frios, de acordo com a Cleveland Clinic.
A retração da gengiva pode aparecer após o tratamento com aparelho ortodôntico, mas algumas alternativas terapêuticas recuperam, de forma eficiente, a harmonia do sorriso.
Este pode ser um sinal de que sua cavidade bucal está com gengivite. O quadro é conhecido pelo incômodo durante a limpeza e inchaço dos tecidos moles. Uma das principais causas é a falta de higiene. Por conta da dificuldade dessa atividade, pacientes com aparelho fixo comumente apresentam esse problema.
Enxertos das gengivas Escovar os dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com fluoreto de sódio ou com uma pasta de dentes especializada para a saúde diária das gengivas como parodontax, ajuda a remover a placa bacteriana para manter as suas gengivas e dentes saudáveis.