Almoço low carb: confira 15 receitas do TudoGostoso
Com a falta de carboidrato o corpo pode usar seus músculos como fonte de energia e perder massa muscular. E, dependendo das escolhas na substituição do carboidrato por gorduras erradas ou excesso de proteínas, podem surgir problemas para seus rins e/ou para o fígado, criar desequilíbrio de colesterol e triglicérides.
Mas, como o carboidrato é a principal fonte de energia do cérebro, que basicamente depende dele para funcionar, a mente pode se ressentir da falta, causando, nos primeiros dias da diminuição, irritabilidade, cansaço e mau-humor -quadro que tende a se estabilizar em cerca de uma semana.
Os carboidratos são o combustível do cérebro Ou seja, quando você interrompe o consumo, as células do cérebro podem até morrer. Isso, porque ela é a principal fonte de energia para todo o corpo. Na falta dela, o organismo transforma a gordura em combustível para suprir a demanda.
Dieta sem carboidrato não pode passar de 7 dias; veja dicas e receitas. Para perder peso, algumas pessoas investem em uma dieta sem carboidratos. Mas fica o alerta: ela só pode ser adotada por períodos curtos, entre cinco e sete dias, segundo a nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Clínica Bem Nutrir.
3 estratégias para acabar com a compulsão por carboidratos
"O carboidrato pode ser substituído por lentilha, ervilha, grão de bico, legumes e verduras". Flávia ainda sugere 1 copo de leite semidesnatado, ou 2 fatias de queijo branco, ou 1 iogurte desnatado, ao invés dos pães, massas e arroz. Você pode substituir o pão francês por alimentos integrais, por exemplo.
Não comer carbo à noite é ruim para o sono Contudo, quando uma pessoa corta o carboidrato à noite, ela pode emagrecer, realmente. Porém, isso se deve ao fato, na maioria das vezes, dela perder água. Ou seja, ao retomar a rotina alimentar, ela recuperá tudo o que foi perdido, não mudando nada em seu corpo.
Segundo Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium e consultora de nutrição da Adria, acreditava-se que as calorias dos carboidratos não seriam consumidas pelo corpo durante a noite, sendo acumuladas na forma de gordura, porém, essa energia é usada para o funcionamento cerebral e dos órgãos.