Um termo relacionado a centro de massa é centro de gravidade. A diferença entre eles é que o centro de massa não depende da ação gravitacional - é uma propriedade inerente do corpo. Se este corpo estiver sujeito a um campo gravitacional homogêneo, o centro de massa coincidirá com o centro de gravidade.
Importância do centro de massa Para a física, ela ajuda a resolver a questão em torno dos corpos rígidos que possuem um número de partículas infinitas, pois sem esse conceito haveriam várias equações, ou seja, uma para cada partícula.
Faça o teste Quando você está de pé, com os braços pendentes ao lado do corpo e a posição ereta, poderá perceber que o centro de gravidade coincide com a afirmação acima. No entanto, se você estiver arqueado, se apoiando no chão com os pés e as mãos, esse ponto está localizado fora do seu corpo, abaixo de sua barriga.
A velocidade do centro de massa será Sendo P o momento linear total do sistema, O momento linear total de um sistema de partículas é o produto de sua massa total pela velocidade do seu centro de massa. As forças que atuam sobre as partículas podem ser separadas em forças externas e internas.
Para calcularmos o módulo da quantidade de movimento, é necessário que se multiplique a massa do corpo por sua velocidade, mas também é necessário que as unidades de medida estejam definidas de acordo com as unidades do SI. Dessa maneira, é preciso dividir a velocidade, que está em km/h, por 3,6.
“Para obtermos a aceleração do centro de massa de um sistema, devemos imaginar toda a massa do sistema concentrada no seu centro de massa e aí aplicada a resultante das forças externas que atuam no sistema.”
Para calcular o centroide de um determinado objeto podemos escrever a integral delimitada por duas curvas onde sua coordenada será expressa pelo resultado de uma integral definida dependendo da geometria da figura.