Síndrome de Angustia Respiratória do Adulto (SARA) - Saúde em Movimento. Estado de desconforto respiratório de alto risco decorrente de uma lesão pulmonar aguda, com diminuição da oxigenação (PaO2/FiO2 < 200), infiltrado pulmonar bilateral e PAOP normal (pulmonary arterial occlusive pressure < 18 mmHg).
Diagnóstico de SARA
A SARA normalmente se desenvolve de 24 a 48 horas após lesão ou doença original, mas pode demorar 4 a 5 dias para ocorrer. A pessoa começa sentindo falta de ar, geralmente com uma respiração rápida e superficial. Utilizando um estetoscópio, o médico pode ouvir sons crepitantes ou chiados nos pulmões.
Basta você dividir o valor obtido da PaO2 na gasometria e dividir pela FiO2 que o paciente estava no momento da coleta da gasometria. 31. Pode ocorrer por condições que agridem os pulmões diretamente, ou de condições de resposta inflamatória sistêmica, que agridem os pulmões indiretamente.
Os valores da gasometria arterial que refletem a oxigenação incluem a pressão parcial de oxigênio no plasma arterial (PaO2) e a saturação arterial de oxigênio da hemoglobina (SaO2). É a pressão parcial de O2 dissolvida no sangue arterial. A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar.
Com esse dispositivo, seus níveis de oxigênio podem ser aferidos por longos períodos, como por exemplo, durante o sono ou exercício. A meta geral do tratamento é manter sua oxigenação em nível apropriado às necessidades do seu corpo, ou seja, SatO2 igual a 88% ou acima.
A administração inadequada de oxigênio em pessoas com alguma doença crônica nos pulmões, como enfisema pulmonar, edema pulmonar, insuficiência respiratória, embolia pulmonar e câncer, traz graves riscos à saúde como o mal funcionamento das trocas gasosas devido ao uso excessivo de oxigênio.
Efeitos deletérios: - Depressão do sistema respiratório e aumento da PCO2; - Atelectasia por absorção; - Diminuição da capacidade vital, pela redução ao estímulo respiratório; - Aumento do efeito shunt; - Redução do surfactante; - Desidratação das mucosas.