placa sul-americana
O Brasil está bem no centro da placa tectônica intitulada Placa Sul Americana. Esta localização considerada privilegiada garante a todo território brasileiro maior segurança diante da possibilidade de ocorrência de desastres naturais associados.
Resposta: Placas litosféricas é a mesma coisa que placas tectônicas, são grandes blocos na crosta terrestre,elas se movimentam sobre o manto terrestre de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras, esse movimento pode gerar desde montanhas até Tsunamis e atividades vulcânicas.
Os movimentos das placas tectônicas
Placas tectônicas são blocos que integram a parte sólida da litosfera, essas placas estão em constante movimentação. De acordo com a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas.
A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.
No Manto Interno o material é mais líquido devido ao fato de estar mais próximo ao Núcleo. Já no Manto Externo, o material magmático é mais pastoso. Abaixo do Manto encontra-se outra descontinuidade.
Resposta. Resposta: Afastamento: Placa Indio Australia, Placa,Norte-Americana, Placa do Pacifico, Placa de Nazca e placa Sul-Americana.
O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.
A Terra é formada por três camadas:
Hidrosfera