O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica. A Patologia Geral trata das reações das células e tecidos aos eventos nocivos, que, na maioria das vezes, não são específicas para um determinado tecido. Já a Patologia Sistêmica estuda as doenças específicas de cada órgão.
O que é Patologia?
Três mil anos de estudo: a história da patologia
A Patologia engloba áreas diferentes, como a Etiologia (estudo das causas), a Patogênese (estudo dos mecanismos), a Anatomia Patológica (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões) e a Fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos órgãos afetados).
A PATOLOGIA É A BASE DA CIÊNCIA CLÍNICA E OS PATOLOGISTAS SÃO ESPECIALIZADOS NA ARTE E NA CIÊNCIA DO DIAGNÓSTICO. O médico patologista é o profissional de saúde que examina os fluidos e tecidos corporais. É também responsável por realizar necropsias e testes de laboratório.
Patologia: confira 5 dicas de estudo essenciais!
adjetivo Que faz referência a patologia. Que está relacionado com quaisquer doenças; doentio ou mórbido: medo patológico de aranhas. Etimologia (origem da palavra patológico).
Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.
Para o bom clínico, a patologia representa um meio de apoio e de confirmação de diagnósticos. Para o patologista (profissional treinado para reconhecer morfologicamente as lesões), a patologia é o estudo das lesões decorrentes das doenças.
Além de revolucionar os métodos clínicos com o desenvolvimento de novas tecnologias, a anatomia patológica representa o futuro da medicina com os avanços tecnológicos e integração de todos os profissionais envolvidos no processo de diagnóstico do paciente para obter uma visão 360° de suas condições clínicas e oferecer ...
Tradicionalmente, a patologia é dividida em: Patologia geral: Está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Patologia especial: Examina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos mais ou menos bem definidos.
Considerando esse aspecto, a Patologia pode ser dividida em dois grandes ramos: Patologia geral e Patologia Especial. A Patologia Geral estuda os aspectos comuns às diferentes doenças no que se refere às suas causas, mecanismos patogenéticos, lesões estruturais e alterações da função.
são aqueles oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles:
- O ramo da ciência que estuda o coração normal e suas patologias é a cardiologia. - As doenças do coração são genericamente chamadas de cardiopatias. Coração humano: o órgão mais importante do sistema cardiovascular possui dois ventrículos e dois átrios.
O cardiologista é um médico especialista em sistema cardiovascular (coração, veias e artérias).
As lesões letais são representadas pela necrose (morte celular seguida de autólise) e pela apoptose (morte celular não seguida de autólise).
Sua função é levar o sangue aos pulmões. Os pulmões oxigenam o sangue, restaurando a sua taxa de oxigênio, e o trocam com gás carbônico, que é expirado. O lado esquerdo do coração: O lado esquerdo recebe o sangue depois que ele volta dos pulmões, já tendo recebido oxigênio.
Coração é um órgão muscular que, por meio da sua contração, garante o bombeamento do sangue para as diferentes partes do corpo. O bombeamento do sangue é fundamental para que nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e que os resíduos do metabolismo sejam levados até locais adequados para sua eliminação.
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.
Podemos afirmar que o lado esquerdo do coração é maior se comparado ao lado direito. Esse ocorrido se deve ao fato de que o coração esquerdo bombeia sangue para todos os órgãos, enquanto o coração direito bombeia apenas para o pulmão , para que o sangue seja oxigenado.
O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.
O coração funciona como uma bomba dupla. No seu lado esquerdo, circula sangue arterial (rico em O2) e no lado direito circula sangue venoso (rico em CO2). Os processos que caracterizam a passagem de sangue pelas câmaras cardíacas ocorrem ao mesmo tempo.
Principais artérias do corpo A maior artéria do corpo é a aorta e dela se subdividem quatro ramificações: arco aórtico, aorta torácica, aorta abdominal e aorta ascendente. A aorta desce pelo tórax e abdômen transportando sangue do ventrículo esquerdo do coração.
Suprimento sanguíneo do coração
O tecido do coração recebe sangue de duas artérias que têm início pouco acima da válvula aórtica: a artéria coronária esquerda e a artéria coronária direita. Pouco depois de deixar a aorta, a artéria coronária esquerda bifurca em duas: a artéria descendente anterior esquerda e a artéria circunflexa esquerda.
→ Principais artérias do corpo
É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).