Reveja suas prioridades e veja que a vida passa muito rápido. Desarme seu ex ou sua ex, reestabeleça uma relação de confiança e aos poucos vai reconquistando. A reconquista quando a pessoa está longe, evita conflitos, sufocamento e insistência. Recrie aos poucos a ligação.
De onde vem a falta de confiança no relacionamento?
Aquele que é feliz espalha felicidade. Aquele que teima na infelicidade, que perde o equilíbrio e a confiança, perde-se na vida. Confiança é igual a virgindade, só se perde uma vez! ...
A perda da confiança é algo que jamais passará em vão, porque nenhum dos envolvidos voltará a ser igual e nada será como antes. Cada um é que terá de lidar com a própria escolha, tendo consciência de que demora muito voltar a confiar – e nem sempre voltamos.
18 dicas para voltar a ter confiança nas pessoas
Confiança é a base de qualquer relacionamento. Se você não confia, não vai dar certo. Eu entendo seu medo, suas dúvidas, receios, mas não existe ninguém nesse mundo que aguente conviver com tanta desconfiança por muito tempo. Desconfiar é dolorido, pesa a vida de qualquer um.
Dicas para melhorar a confiança no relacionamento
Se você não confia no seu namorado, mesmo que, objetivamente, ele não te dê motivos para isso, pode ser boa ideia pedir ajuda psicológica para superar essa insegurança emocional no relacionamento em um processo terapêutico que permita que você conheça melhor a si mesmo/a e se aprofunde no seu mundo interior.
Aprenda a aumentar a confiança no seu parceiro
Muitas vezes, a pessoa tem dificuldade para confiar no outro porque já foi traída alguma vez, não necessariamente num outro relacionamento, mas por amigos ou parentes. Ou então, a falta de confiança pode ter origem no medo de se perder a pessoa amada para outra pessoa.
Aquele que trabalha duro pode superar um gênio,mas,de nada adianta trabalhar duro se você não confia em você mesmo… Você tem que aprender a não confiar em uma raposa. Porque elas são traiçoeiras.
Pistantrofobia: o medo de confiar nas pessoas devido às experiências negativas do passado.
Quem sofre de pistantrofobia tem medo de confiar nas pessoas por ter tido experiências negativas no passado. Mas é importante salientar que esse medo é exagerado, e não qualquer receio bobo.
A pistantrofobia é a nomenclatura utilizada para quadros fóbicos em que são vividos intensamente medos irracionais relacionados à possibilidade de confiar em outras pessoas.
Caso não exista ameaça atual, tente não se basear em relações/situações anteriores, pois as pessoas não são as mesmas e nem vão fazer as mesmas coisas. Se possível converse com o parceiro e deixe claro o como tem se sentido.
Fale com o seu parceiro sobre seus medos. Fale abertamente com a outra pessoa sobre seus medos e sentimentos. É importante identificar os limites de cada um e deixar que o seu parceiro esteja ciente dos seus problemas, para assim, enfrentá-los e superá-los juntos. Tente não se desesperar ou desistir.
O medo de ser traída pode estar relacionado com a necessidade de ter certeza sobre o futuro e a preocupação de que alguma coisa pode acontecer. Esses são pensamentos disfuncionais que bloqueiam a oportunidade de vivenciar o momento presente.
É necessário fazer uma mudança, mudar o pensamento, criar uma nova visão sobre essa ideia. As pessoas com medo de conflitos devem entender várias coisas. Em primeiro lugar, que essas situações podem nos trazer dimensões muito positivas.