Se tivermos uma frase ao contrário, ou seja, a percentagem é mais do que um e o substantivo é singular, o mesmo acontece: tanto faz o verbo no singular ou plural. Veja o exemplo: 56% do país votaram em Dilma Rousseff. (O verbo concorda com o número percentual-56%-plural).
Com as expressões que indicam percentagens o verbo pode ficar no plural ou no singular, conforme o caso, já que a concordância pode ser feita com o número percentual ou com o substantivo a que ele se refere: No seu Estado, 75% da população ganha menos de dois salários mínimos (concorda com população).
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Embora haja a regra básica de concordância verbal com o sujeito gramatical, existem diversos casos específicos.
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Sujeito composto – em regra geral, o verbo vai para o plural.
- A regra geral é que as demandas devam ser ajuizadas no domicílio do réu. 2. - Inexistência de quaisquer circunstâncias que possa afastar a regra geral. Negado provimento ao recurso.
As regras de concordância dividem-se em dois grupos: nominal - o sistema de concordância do artigo, do adjetivo, do pronome e do numeral com o substantivo a que se referem - e verbal - a concordância do verbo com seu sujeito.
Existem dois tipos: a concordância nominal, que é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se encaixarem com outras que compõem a oração, e a concordância verbal, que trata das flexões do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. ...
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
1 Cruzamento inter-racial; miscigenação entre pessoas de raças distintas: Na América houve mestiçagem entre índios, brancos e negros. 2 Cruzamento de animais de raças distintas. 3 O conjunto dos mestiços.
Significado de Segregação substantivo feminino Ação de segregar, de separar, de isolar, de se afastar; afastamento, separação. [Sociologia] Isolamento forçado de um grupo para o afastar do grupo principal ou de outros; discriminação: segregação racial.
Segregação
Na segregação racial as pessoas ficam impedidas de usufruir dos seus direitos dentro da sociedade. Um dos maiores exemplos de segregação racial foi o Apartheid, que ocorreu na África do Sul, onde os negros eram discriminados e foram criadas leis para não frequentarem os mesmos ambientes que os brancos.
O fenômeno de segregação celular ocorre tanto na estruturação inicial dos organismos (morfogênese) quanto durante a regeneração de tecidos danificados. O reordenamento celular ocorre através do agrupamento de células de um mesmo tipo. ... Ao simular a segregação celular pode-se obter uma lei de potência ou uma dependê ...
A secreção celular e o complexo golgiense apresentam uma estreita relação, uma vez que é essa organela a responsável por esse importante processo celular. O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção.
A rota secretora e seus componentes A primeira é o retículo endoplasmático, e a segunda, é o complexo de Golgi (Fig. 1). O complexo de Golgi, além de ser uma organela biossintética, funciona como uma importante estação de endereçamento de substâncias que por ela passam. Há duas saídas principais possíveis.
O transporte vesicular que conduz substâncias para o interior da célula é denominado de Endocitose, enquanto o transporte que as conduz ao exterior é denominado Exocitose.
Além desse processo, os lisossomos também realizam o processo de autofagia, isto é, a digestão de partes da própria célula. ... Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise.
A endocitose e a exocitose são dois processos de transporte de substâncias, que envolvem a entrada e a saída de grandes partículas da célula. Endocitose: é o processo de entrada de partículas na célula por meio de vesículas chamadas endossomos. Pode ocorrer de três formas: fagocitose, endocitose mediada e pinocitose.
Existem dois tipos de endossomos: os endossomos primários ou iniciais, localizados nas proximidades da membrana plasmática, e os endossomos secundários ou tardios, próximos às redes cis e trans do Golgi.
Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.
Endocitose é a absorção de grandes moléculas por meio de vesículas formadas pela membrana plasmática. Exocitose é a saída de moléculas pela fusão de vesículas com a membrana. São eles: a endocitose e exocitose, respectivamente. ...
Existem três formas principais de endocitose: Fagocitose, Processo pelo qual certas células englobam partículas relativamente grandes, com o auxílio de pseudópodes. Pinocitose, Processo pelo qual a célula engloba gotículas líquidas ou pequenas partículas, através dos canalículos que se aprofundam na célula.
A palavra endocitose significa "dentro da célula" e refere-se ao processo de entrada de substâncias na célula. Existem dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose. Como vimos, a fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes.