São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional. b) ( ) exagero pelo subjetivismo e emocionalismo.
Literatura. A primeira geração do Romantismo, também conhecida como indianista, foi um dos principais movimentos literários brasileiros do século XIX.
A resposta correta é a letra C, que aponta que características que são comuns nos movimentos romântico e modernista, são a sua evidencia da demostração de um estado de espirito que parte do poeta.
Quanto às características do Romantismo, analise os itens abaixo e escolha o incorreto. O artista romântico procurou se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão. A valorização dos sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica.
Alternativa correta: c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero. Todas essas são características do Romantismo. A primeira geração romântica é marcada pelo sentimentalismo, nacionalismo, exaltação da natureza, enquanto a segunda é carregada de pessimismo.
São afirmações corretas em relação à arquitetura desse período, exceto: Devia se adequar às novas necessidades urbanas. Mansões e castelos cedem lugar a edifícios. ... Há preocupação com a estrutura das edificações.
7. Questão 04 – Destes movimentos o Romantismo se destaca como a primeira e mais forte reação ao Neoclassicismo.
Jacques Louis David
O primeiro que iremos falar é o Romantismo, que se caracteriza por uma reação ao Neoclassicismo. ... Assim, de modo geral, podemos afirmar que a característica mais marcante do Romantismo é a valorização dos sentimos e da imaginação como princípios da criação artística.
No Neoclassicismo há um predomínio da razão, um culto às formas clássicas, um apego à mitologia, um aspecto mimético (imitação) da natureza. O Romantismo é mais emocional, menos apegado a questões universais e mais ligado à valorização do eu (subjetivismo).
Em segundo, o neoclassicismo está intimamente ligado ao declínio da influência da religião e à ascensão dos ideais do iluminismo, que tinham base no racionalismo, combatiam as superstições e dogmas religiosos, e enfatizavam o aperfeiçoamento pessoal e o progresso social dentro de uma forte moldura ética.
O homem do Classicismo era equilibrado, saudável, moralista e disciplinado. ... O amor era outro ponto de discórdia, já que, no Classicismo, era visto como algo racional, enquanto no Romantismo, era sentimental e sensual, pois ele não era platônico (inatingível), podendo se materializar através da mulher fatal.