A resposta é NÃO! Ao contrário do que muitos acreditam, a demissão por justa causa não é registrada na carteira de trabalho. ... A única anotação que fica na carteira de trabalho seria tão somente a data de saída, como em qualquer outra modalidade de desligamento (demissão sem justa causa e pedido de demissão).
"Fui demitida por justa causa. Isso me impede de conseguir outro emprego, mesmo com outra carteira de trabalho?" ... A primeira resposta a sua consulta é: claro que essa demissão não a impede de conseguir outro emprego, mesmo com a carteira de trabalho que consta a demissão.
Os motivos de justa causa que levam aos desligamentos
Os motivos de justa causa que levam aos desligamentos
A aplicação da justa causa, advertência ou suspensão deve ser de forma imediata ao conhecimento e apuração da falta, sujeita a não ser reconhecida. Por fim, a atitude de anotar na CTPS do empregado o motivo da demissão será interpretada como abuso de direito.
A única forma de reverter uma demissão, segundo ele, é conseguir um equilíbrio delicado entre escuta e ação. Primeiro, é necessário ouvir tanto as explicações óbvias quanto as sutis para a sua demissão; depois, é preciso empreender as mudanças exigidas com agilidade e consistência.
O afastamento do trabalhador deve ser anotado na CTPS pelo empregador (nos primeiros 15 dias) e pelo INSS ( a partir do 16º. dia de afastamento). O empregado perde o direito a férias se ficar no gozo do benefício por período superior a 6 meses, ainda que descontínuos.
– Não se pode anotar na CTPS qualquer informação que possa, eventualmente, prejudicar o trabalhador como, por exemplo, o motivo de uma demissão ou mesmo se a demissão deu-se por justa causa.
Confira a seguir:
Não existe mais procedimento de “anotação” da CTPS Digital, uma vez que não há um sistema próprio da Carteira de Trabalho Digital a ser alimentado pelo empregador. Todos os dados apresentados na CTPS são aqueles informados ao eSocial, o que facilita os processos nas empresas e reduz a burocracia.
“O portador da presente carteira foi contratado pelo prazo de ___ dias, a título de experiência, a partir de ___/___/___, conforme contrato a parte.” Local e data. Carimbo e assinatura da empresa. “A partir desta data foi prorrogado o contrato pelo prazo de ___ dias, conforme documento escrito em nosso poder.”
Contrato por tempo determinado De atividades empresariais de caráter transitório; ou seja, aquelas atividades que as empresas exercem em determinadas épocas, como por exemplo, uma empresa que produz ovos de páscoa. De contrato de experiência.
50%
Com a comprovação feita, ainda é preciso saber que a indenização, no caso da quebra do contrato de experiência, também tem um limite estabelecido. Por lei, a quantia não pode ser maior do que a metade do valor que o trabalhador teria a receber da empresa caso cumprisse seu contrato.
Para calcular a MULTA você precisa dividir o valor da multa pelo prazo firmado em contrato: R$ 2.
Impossibilidade de pagamento Caso o consumidor sofra alguma situação que o torne inadimplente, como por exemplo uma demissão de seu emprego, não caracteriza motivo para rescindir o contrato sem o pagamento da multa. Assim como doenças, por mais cruel que seja, não é motivo para cancelar o contrato por justa causa.