Propõe uma prática político- pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS.
Resposta: Assim, o objetivo comum entre os educadores populares é o fortalecimento das classes populares como sujeitos de produção e comunicação de saberes próprios, visando à transformação social. Desse modo, a formação dos educadores vai se construindo à medida que ele conhece os seus educandos.
Conforme Brandão (2006), a primeira experiência de educação com as classes populares, a que se deu, sucessivamente, o nome de educação de base (no MEB, por exemplo), de educação libertadora e mais tar- de de Educação Popular, surgiu no Brasil no começo da década de 1960.
A Educação Popular não pode ser simplesmente considerada como uma educação informal porque a Educação Popular é um conjunto de elementos teóricos que fundamentam ações educativas, relacionadas entre si e ordenados segundo princípios e experiências, enquanto a educação informal, não é institucionalizada e não leva em ...
Gadotti traz também os conceitos de educação formal e não-formal, sendo que a educação popular, educação social e educação comunitária estão classificadas como não-formais. ... Isso seria feito principalmente pela educação de jovens e adultos, já que a educação desses é condição para desenvolvimento e democracia.