Dentre as vacinas recomendadas para os profissionais da área da saúde estão: vacinas contra hepatite A e B, contra difteria, tétano e coqueluche, varicela, influenza, antimeningocócica C conjugada e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
De um modo geral, as vacinas dos calendários de vacinação podem ser administradas simultaneamente sem que ocorra interferência na resposta imunológica, exceto as vacinas contra a febre amarela, a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), contra a varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e ...
A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é procurar o médico caso haja alguma indisposição do organismo. Em resumo, tomar duas vacinas no mesmo dia não faz mal, depende apenas de como isso será feito e quais são as imunizações em questão.
Vacinação Simultânea e Combinada A vacinação simultânea consiste na administração de duas ou mais vaci- nas em diferentes locais ou vias. Todas as vacinas de uso rotineiro podem ser administradas simultaneamente, sem que isso interfira na resposta imunológica.
Por que precisamos tomar mais de uma dose de algumas vacinas? Apenas uma dose de vacina, geralmente, não gera toda a imunidade necessária para protegê-lo da doença. É o caso das vacinas feitas com vírus ou bactérias mortos, que necessitam de várias doses, e, por vezes, reforços posteriores.
Resposta. Resposta: As vacinas que necessitam de reforço são geralmente aquelas em que o agente que ela está combatendo se muta muito facilmente, gerando descendentes que não sofrem efeito da vacina.
Uma vacina ideal deve estimular respostas imunes fortes e duradouras, tanto mediadas por linfócitos B efetores e de memória e anticorpos (RIH), como por linfócitos T efetores e de memória (Th e Tc / RIC). Infecção primária estimula uma resposta imune inicial.
10. Tipos de Vacinas Vacinas com microrganismos vivos atenuados: - Vantagem: maior eficácia. - Desvantagem: indução de reações inflamatórias locais e sistêmicas, e perigo de causar doença. EX: Sarampo, caxumba, rubéola, pólio (Sabin) e BCG.
Oito vacinas que os adultos precisam tomar
São também conhecidas como vacinas vivas atenuadas, pois, utilizam o microrganismo vivo, mas enfraquecido. A vacina atenuada tem como principal vantagem a reprodução da infecção natural, produzindo um bom nível de proteção. Outra vantagem é que normalmente só uma dose é necessária.
As vacinas chamadas vivas (ou atenuadas) são compostas por agentes infecciosos vivos, porém extremamente enfraquecidos, incapazes de provocarem doença, salvo raras exceções. Já as vacinas ditas não vivas (ou inativadas) são compostas por agentes infecciosos mortos, alterados ou apenas por partículas desses agentes.
Vacinas vivas atenuadas O microrganismo (micróbio, normalmente bactéria ou vírus), obtido a partir de um indivíduo ou animal infectado, é atenuado por passagens sucessivas em meios de cultura ou culturas celulares. Esta atenuação diminui o seu poder infeccioso.
O Instituto produz as vacinas: DTP e Hib (também chamada vacina tetravalente: combinada contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae b); Hib (Haemophilus influenzae b); meningocócica A e C; pneumocócica 10-valente; febre amarela; poliomielite oral; poliomielite inativada; sarampo, caxumba e rubéola ( ...
Resposta: A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo.
As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos.
O remédio é usado para o tratamento das doenças, ou seja, enquanto a vacina serve para prevenir, o remédio serve para tratar.
Os antibióticos servem apenas para o combate às bactérias, enquanto as vacinas são eficazes também contra os vírus.