Parágrafo Único - Fica facultado ao psicólogo o uso do Código Internacional de Doenças - CID, ou outros Códigos de diagnóstico, científica e socialmente reconhecidos, como fonte para enquadramento de diagnóstico.
10 - Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
O diagnóstico de um transtorno mental é feito por profissionais especializados em saúde mental: psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas. Dependendo da gravidade do caso, é necessário encaminhar o paciente para médicos especialistas em determinados tipos de transtorno, ou mesmo recorrer à internação.
Quem pode emitir um atestado psicológico? Somente psicólogos com CRP ativo pode emitir um atestado psicológico aos pacientes conforme a análise da situação vivida por eles. Atestar significa fazer a validação de alguma coisa de mais mais formal e regulamentada.
O laudo psicológico deve ser escrito em linguagem simples, porém bem ordenado e estruturado. O laudo deverá ser claro e conciso, observando a ética profissional e o alcance das informações.
Diante disso, vamos considerar a referência de valor estabelecido para avaliação psicológica, que tem um valor médio de R$216,38.
Na conclusão do Laudo Psicológico se expõe o resultado a respeito da investigação com base nos referenciais utilizados no processo avaliativo. Ainda nesse item, colocam-se as propostas e planos de trabalhos sugeridos como resultado do processo da avaliação psicológica.
13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.
Como elaborar um laudo técnico sem erros?
(deve incluir a descrição da queixa/demanda: informações referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento). Nesta parte, deve-se apresentar a análise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.
A descrição do procedimento apresentará os recursos e instrumentos técnicos utilizados para coletar as informações (número de encontros, pessoas ouvidas, teste, entrevista, dinâmicas, observação, intervenção verbal ) à luz do referencial teórico-filosófico que os embasa. ...
A demanda é tudo aquilo que motivou o paciente a pedir por ajuda a um profissional de saúde. Desta forma, se trata de todo o apanhado de seu sofrimento, incluindo tanto os aspectos físicos, quanto os aspectos emocionais.
Enquanto a queixa pode ser concebida como uma reclamação inicial que impulsiona uma busca por escuta, a demanda pode ser entendida como o real pedido (motivo) de ajuda - e não a reclamação pela qual o indivíduo foi à clínica.
A Demanda terapêutica - nomeada também como narrativas saturadas na clínica narrativa de Michael White - é a narrativa consciente que o cliente expressa na terapia sobre a sua dor, o seu dilema ou seu problema.
Toda demanda é um desejo inconsciente que se fez verbo, é pedido de reconhecimento, é demanda de amor . A recusa do psicanalista em atender a essa demanda, permite que o analisante se confronte com seu desejo e entre em análise.
Ao avaliar a demanda, ele está construindo um canal de comunicação com o profissional e está demonstrando seu interesse, compromisso e seriedade com os quais desenvolve o seu trabalho. Um psicoterapeuta uma vez disse, em relação a um processo de avaliação: “Obrigou-me até a prestar mais atenção a certas coisas”.
O teste psicológico é a avaliação conduzida por psicólogos, os quais procuram identificar tendências de personalidade e de comportamento nas pessoas. E pode ser realizados durante a seleção de candidatos a uma vaga, pois permite identificar se a pessoa tem condições de exercer determinada tarefa ou ocupar um cargo.
Nesse procedimento o psicólogo apresenta de forma clara e objetiva os resultados dos exames e o candidato é orientado para que possa ter um melhor desempenho em seu processo de avaliação. Ela pode ser agendada através do site do Detran ou na própria clínica que realizou a avaliação.
Os psicólogos são responsáveis por estudar o comportamento das pessoas. Eles as ajudam a traduzir os seus pensamentos e emoções e entender os seus problemas. Eles conseguem compreender o significado do que o paciente está tentando transmitir.
Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.