Os aspectos trabalhados na psicomotricidade
A psicomotricidade é muito importante na escola, pois trabalha na prevenção de problemas de dificuldades de aprendizagem relacionados à: afetividade, leitura e escrita, matemática, atenção, lateralidade, dominância lateral, funções cognitivas, socialização e trabalho em grupo.
Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.
Após a realização dos testes propostos, para se chegar a um diagnóstico da lateralidade, observam-se os resultados: se em todas as atividades o aluno utilizou mão, pé e olho do lado esquerdo, então ele apresenta lateralidade homogênea definida; se o aluno realizou todas as atividades relacionadas à mão e pé do lado ...
A palavra Lateralidade vem do latim que significa “lado”. O nosso corpo sendo interno ou externo está divido em lados, interno, por exemplo, temos o cérebro que se divide em dois hemisférios e no externo temos as mãos, uma do lado direito e outra que fica a esquerda.
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta.
O domínio da lateralidade envolve um complexo de habilidades que envolvem o esquema corporal, a orientação espaço-temporal e as percepções. A criança percebe o seu corpo por meio de tof]dos os sentidos. ... OBJETIVO: desenvolver a noção espacial, lateralidade e reconhecer as formas geométricas.
Resposta: a lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação a outra. ... quando a parte esquerda predomina a a pessoa é destra do contrário ela canhota.
A lateralidade é a predominância funcional de um lado do corpo sobre o outro, determinado por uma supremacia que um hemisfério cerebral exerce sobre o outro.
Uma criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pela professora, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, esse vira para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar o alto da cabeça, o robô abaixa, e assim por diante.
A Noção do Corpo diz respeito à representação mental que temos sobre o nosso corpo. Esta é determinante na nossa auto-estima, auto-confiança e também no nosso movimento e expressão verbal e não-verbal! ... Esquema Corporal – o nosso conhecimento inteletual sobre o nosso corpo.
– Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. – Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão.
O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. ... Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhadas em prol do aluno.
Sugestões de trabalhar a lateralidade Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade.
Sugestões de Trabalho
Leve a turma até a quadra de esportes ou algum espaço externo e brinquem com caixas de papelão vazias. Você deve dar os comandos "Vamos para dentro da caixa!" ou "Agora todos fora da caixa!". Utilize também bambolês com o mesmo propósito. Proponha outras brincadeiras utilizando, por exemplo, bambolê.