O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.
Os principais tipos são os seguintes: Diodos de Sinal: São diodos de comutação, com alta velocidade, que possuem baixa capacitância de junção, o que permite tempos de resposta muito rápidos. Diodo Retificador: Empregados na retificação de corrente alternada, suportam corrente mais alta que os diodos de sinal.
Símbolo Díodo Varicap Os díodos de junção têm uma região de depleção entre as camadas P e N. Um diodo varicap é um diodo que tem uma capacidade variável em função da tensão aplicada.
Capacitores: A unidade de medida da capacitância é chamada de Farad, em homenagem ao grande sábio inglês Michael Faraday, sendo representada pela letra F. O farad é uma unidade de medida muito grande e tem pouca ou quase nenhuma aplicação prática.
São usados para circuitos de alta frequência e corrente contínua, e armazenam pequenas quantidades de cargas elétricas. São encontrados em televisões, rádios, flash de câmeras, roteadores etc.
Como outros capacitores convencionais, os capacitores eletrolíticos armazenam a energia elétrica estaticamente por separação de carga em um campo elétrico na camada de óxido dielétrico entre dois eletrodos.
Podemos dizer que a principal função de um capacitor é acumular cargas elétricas em um circuito para posteriormente descarregar estas mesmas cargas.