A seguir, veja exemplos de locuções verbais formadas pelos verbos auxiliares utilizados com frequência em nossa Língua Portuguesa:
Estamos conhecendo agora o que a gramática chama de locução verbal, que nada mais é do que a união de dois verbos, formada por um verbo auxiliar, que no caso do nosso exemplo é o verbo “preciso”; juntamente com um outro verbo, expresso em uma das três formas nominais (podendo ser no infinitivo, como por exemplo, “ ...
Resposta. é nada mais que a união de dois verbos, formada por um verbo auxiliar, juntamente com um outro verbo, expresso em uma das três formas nominais.
Uma locução verbal se compõe de dois ou mais verbos (ex.: tenho estado fazendo). Na locução verbal composta de dois verbos, o primeiro deles é considerado um verbo auxiliar (ser, estar, ter e haver) ou modal (poder, querer, precisar, dever, etc.). O segundo verbo da locução é considerado o verbo principal.
O segundo verbo e os que lhe seguem, só podem empregados nas chamadas flexões nominais (gerúndio, infinitivo ou particípio), indefinidas em tempo, modo e aspecto. Ex.: Pode querer tentar voltar. No exemplo, apenas o primeiro verbo está definido em tempo, modo e aspecto. Os demais estão em flexão nominal.