É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional. ... O campo magnético da Terra tem origem na rotação do núcleo terrestre, que acontece com velocidade diferente da crosta do planeta.
Essas pedras ficaram conhecidas como ímãs e seus fenômenos chamados de fenômenos magnéticos. Hoje é comum encontrarmos ímãs artificiais em diversos equipamentos elétricos, como por exemplo, nos alto-falantes, nas televisões de tubo etc.
Resposta. A terra, o ímã, encontramos magnetismo em todo nosso cotidiano, auto falantes, microfones... trens, adesivos de geladeira...
Pode-se entender como magnetismo uma força que exerce repulsão ou atração sobre determinado corpo. Um exemplo são os imãs que atraem objetos metálicos.
magnetita
Os tipos de ímãs mais fortes da Terra são justamente os que fazem parte de uma categoria chamada de metais de terras raras, como os ímãs de neodímio, que contêm ferro e boro; e os ímãs de samário-cobalto, que combinam o cobalto com o elemento de terras raras.
O processo de imantação consiste em magnetizar um material que naturalmente não possui características de ímã. Teoricamente, qualquer material pode ser imantado, porém, os materiais classificados como ferromagnéticos, como ferro e níquel, são imantados com mais facilidade.
De acordo com uma lei física chamada Lei de Lenz, as correntes que cria correm em uma direção de forma que produzem um campo magnético oposto ao que foi aplicado. ... O cobre tem todos os elétrons emparelhados nos chamados orbitais d, por isso os átomos no cobre não têm momentos magnéticos líquidos.