Cantigas de Roda Populares no Brasil
[Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana. [Por Extensão] Cada estrofe desse poema, ou desse tipo de poesia.
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.
As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
O Trovadorismo e as suas características literárias
Resposta. Resposta: Principais características: Elas são escritas em forma de poesia, e o trovador (autor das composições) expressava a veneração pela mulher descrita na cantiga. São tradicionalmente divididas em cantigas de AMOR, AMIGO, MALDIZER e ESCÁRNIO.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.
Resposta: ➭ O Trovadorismo foi um movimento literário, que surgiu em plena Idade Média, a partir do século XI; e teve seu declínio no século XIV. ➭ Esse período entrou em declínio a partir do reinado de D. Afonso IV, quando os laços que ligavam Portugal e Espanha se cortaram e cada país buscou sua própria identidade.