Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria.
Todo monossacarídeo é um açúcar redutor pois todo monossacarídeo possui um grupo aldeído (se este for aldose) ou pode ser tautomerizado em solução para formar um grupo aldeído (se este for cetose). Exemplos são a galactose, glicose, gliceraldeído, frutose, ribose e xilose.
Resumidamente, a reação de Maillard é uma reação caracterizada pela junção do grupo carbonila dos açúcares redutores com o grupo amínico das proteínas, de peptídios ou de aminoácidos.
O Reagente de Benedict é uma solução de sulfato de cobre, carbonato de sódio e citrato de sódio em água. É usado para detectar a presença de certos tipos de carboidratos conhecidos como açúcares redutores. ... A glicose e a frutose produzem uma reação positiva, mas a sacarose – açúcar de mesa – não.
Seliwanoff. - reconhecer e classificar os carboidratos como aldoses e cetoses. Essa prática segue os mesmos princípios teóricos que embasam a reação de Molisch, onde há formação de furfural e hidroximetilfurfural (HMF). Como vimos, esses dois produtos, isoladamente, são incolores.
Princípio do Teste de Molisch Neste teste, os carboidratos quando reagem com ácido sulfúrico concentrado (ou ácido clorídrico concentrado) são desidratados para formar furfural e seus derivados. ... Os oligossacarídeos e polissacarídeos são hidrolisados para produzir seus monômeros repetidos pelo ácido.
02 - Teste de Barfoed: teste geral para distinguir monossacarídeos de dissacarídeos. ... Teste positivo para monossacarídeos indica a formação de precipitado vermelho tijolo de Cu2O dentro de 1 a 2 min! A não formação de precipitado neste tempo indica a presença de dissacarídeo.
O teste de Molisch é um procedimento químico usado para determinar a presença de hidratos de carbono numa solução.