Um ambiente que desmotiva o engajamento e a produtividade dos funcionários cria uma atmosfera negativa e quem sente o impacto direto é o cliente. É comum os gestores dispensarem tempo na elaboração de ações para metas, processos, novos clientes com foco em alcançar e estar cada vez mais perto do objetivo da empresa.
Em resumo: a cultura organizacional está diretamente ligada ao propósito, às crenças e valores de uma empresa — ou à combinação destes fatores. Já o clima organizacional diz respeito ao sentimento dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho que, quando saudável, gera benefícios para qualquer tipo de empresa.
Má relação do gestor com as equipes Por mais que a companhia tenha uma boa estrutura, aspectos internos como estes estão entre os que mais desagradam e influenciam negativamente o clima organizacional. Por isso, a boa postura do gestor é fundamental para que a percepção interna seja a melhor possível.
O gestor é fundamental para o clima organizacional, pois ele consegue influenciar os seus colaboradores e controlar um pouco da cultura através da sua interação com ele, com a motivação dos funcionários.
Você pode fazer isso por qualquer meio de comunicação da empresa: e-mail, cartazes, mensageria, blog interno. Marque também reuniões com os gestores e mostre o que tem sido apontado dentro de cada equipe.