- Garrotear o local a ser puncionado (Aplicar o garrote 15 a 20cm acima do local da punção venosa), a fim de propiciar a dilatação da veia. - Fazer antissepsia do local com algodão embebido em álcool 70%, em movimentos circulares, do centro para as extremidades. - Manter o algodão seco ao alcance das mãos.
Há duas veias subclávias (grandes) em cada um dos lados do corpo humano. Cada uma delas é a continuação da veia axilar e une-se à veia jugular interna que forma assim a veia braquiocefálica. É através das veias subclávias que o sistema linfático faz a sua relação com o sistema cardiovascular.
Manipulação dos cateteres venosos centrais - Não se recomenda a coleta de sangue para exames laboratoriais através do cateter; - Não desobstruir o cateter (aspirar coágulo);
Quanto a coleta de sangue através do cateter venoso central, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda tal procedimento a nenhum dos profissionais, pelo risco de infecção de corrente sanguínea relacionada à cateter.
➢Não realize coleta ou infusão de sangue através do cateter. Infecções fúngicas. Não há indicação de troca ou remoção rotineira do PICC por tempo de uso.