O assa-peixe é um expectorante indicado para gripes, bronquites e tosses. É analgésico natural e anti-inflamatório, utilizado para dores musculares e reumatismo. Por ser diurético trata afecções de útero, rins, combate hemorroidas e litíase (cálculos) nos rins.
O chá de assa-peixe é ideal para isso! Fazer o chá é simples: basta adicionar 15 gramas de folhas picadas da planta em 1 litro de água fervente. Mantenha o preparo abafado por 10 minutos e, depois, coe e reserve. Beba três vezes ao dia.
- Xarope: ferver 1 xícara de água e 2 folhas picadas, durante 5 minutos. Coar, acrescentar 2 colheres de açúcar e levar ao fogo novamente. Tomar 1 colher, 2 a 3 vezes ao dia; - Banhos: 40g de raiz, para um litro de água, que pode ser diluído na água do banho.
Como identificá-la? A assa-peixe branco pode ser um arbusto grande ou uma arvoreta: dependendo da sua idade, pode chegar de um a três metros de altura. Suas folhas são simples e de fácil identificação, pois têm margens serrilhadas, mais ásperas na face ventral e com pelos na parte dorsal.
Verificou-se que o glifosate foi eficiente no contro- le químico de assa-peixe, apenas quando aplicado na parte aérea da planta, em pulverização foliar a 2, 3 e 4 %, não diferindo do padrão nessa modalidade de aplicação.
CONTROLE DA CIGANINHA DAS PASTAGENS A erva deve ser combatida com aplicação no toco, sendo que não há produtos eficientes para controle foliar. Para combater devidamente, deve-se misturar o produto adequado com água e realizar um corte no toco da planta.
Recentemente a Agroline Produtos Agropecuários lançou a mais nova tecnologia Nufarm no controle de vassoura. É o produto Tibet®, o guerreiro no controle de plantas daninhas resistentes. Com sua formulação a base de Fluroxipir + Picloran proporciona, com doses reduzidas, um controle eficaz da vassoura.
Os métodos mais eficazes foram a aplicação basal de triclopir + picloram a 8% e a aplicação no toco de picloram a 4%, que permitiram até 10% de rebrotação aos 360 DAT.
Entre os métodos eficazes para o controle do capim-navalha estão: preparar cuidadosamente o solo durante a estação seca, para destruir as touceiras do capim-navalha e enterrar em profundidade suas sementes; e fazer o uso do herbicida atrazina em pré-emergência, para controlar a sementeira remanescente.
Basicamente essas cinco moléculas: 2,4-D, Picloram, Aminopiralide, Fluroxipir e Triclopir representam a essência de produtos seletivos às gramíneas forrageiras, controlando as plantas daninhas de folhas largas.
Vou mostrar para você que está toda essa pastagem comprometida com esse luca, o famoso barbante”, ilustrou. “Como a gente controle ela? Tem duas formas de controlar!”, anunciou Pires. “A gente pode controlar com glifosato.
O método de controle mais utilizado é a pulverização dirigida das touceiras da planta, entretanto, a prática afeta também gramíneas forrageiras mais próximas da invasora. Nativo da América Central, o capim-navalha é uma espécie invasora extremamente agressiva, devido à alta capacidade de multiplicação na pastagem.
O controle é realizado com aplicação de glifosato utilizando o equipamento Campo Limpo (desenvolvido pela Embrapa) e sobressemeadura de pastagem. O trabalho também envolve adubação de base e ajuste de carga para que as forrageiras de interesse econômico cubram o solo e promovam competição com as plantas indesejadas.
Glifosato
Um dos produtos mais usados é o herbicida a base de 2,4-D, que age somente nas plantas de folha larga.. Uma das plantas daninhas de mais difícil controle é a Tiririca (Cyperus rotondus).
Dicas naturais para eliminar ou diminuir o mato do jardim
O especialista aponta que, para acabar com as ervas daninhas, na maior parte das vezes é melhor utilizar o velho método: tirar com a mão ou enxada e preencher o espaço vazio com terra ou adubo. “Quando você faz só a roçada, você espalha as sementes que estão nas plantas.
Adicione 1 parte de sal para 3 partes de água fervente e despeje sobre as ervas daninhas em seu jardim. Esta é uma ótima solução não tóxica para matar as ervas daninhas. Jogue também sal onde você não quer que a grama cresça e ele vai matá-la.
Herbicida em spray natural com vinagre
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Pulverize o diesel, certificando-se de que a grama e suas raízes se molhem com o combustível. Não há nenhuma necessidade de colocar muito, apenas o suficiente para molhar a planta que queira destruir.
Ao lidarem com plantas daninhas, muitos agricultores costumam misturar dois fertilizantes ao herbicida glyphosate, a ureia e o sulfato de amônio, para aumentar a eficiência do produto.
Roundup é o nome comercial de um herbicida desenvolvido pela empresa Monsanto. O princípio ativo, que tem o efeito de eliminar as plantas daninhas é o Glifosato. ... Atualmente, é um herbicida comercializado em mais de 130 países e seu uso está indicado para a agricultura, florestas, residências e aquicultura.