Os efeitos da Revolução Científica foram incontáveis e mudaram significativamente a história da humanidade. Provou-se que a Terra é que girava em torno do Sol, a física explicou diversos comportamentos da natureza, a matemática descreveu verdades e o humanismo tornou os pensamentos mais críticos, por exemplo.
Durante a Idade Média, o conhecimento era pautado nas determinações da religião e o que ditava a Igreja Católica, que era a instituição socialmente mais influente durante o período. Por isso, eles controlavam toda a produção científica, principalmente as que desafiavam seus dogmas e as teorias teológicas.
As causas principais da revolução podem ser resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo. A expressão "revolução científica" foi criada por Alexandre Koyré, em 1939. ... O Renascimento trouxe como uma de suas características o humanismo.
A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
1 de janeiro de 1701
Pela divisão em séculos o período entre o ano 1 e o ano 100 correspondem ao século I. O período entre o ano 101 e o ano 200 pertencem ao século II, e assim por diante. O século III se refere aos acontecimentos ocorridos entre o ano 201 e o ano 300.
Resumo: O século XVIII ficou conhecido por “Século das luzes” devido à ascensão do pensamento Iluminista que reconfigurou o mundo no âmbito social, econômico, político e científico. ... Entre os vários pensadores que ganharam a alcunha de iluministas, há inúmeros pensamentos divergentes.
1500
O século XVII durou desde 1601 até 1700 no Calendário Gregoriano. O século XVII vai até o período da Idade Moderna na Europa e esse continente foi caracterizado pelo movimento cultural Barroco, o Grand Siècle francês dominado por Luís XIV, a Revolução científica e a Crise Geral.