A relação agricultura - sedentarismo teve origem no período neolítico, onde o homem foi cada vez mais se aperfeiçoando na pecuária e especialmente na agricultura e mais adiante se deu a descoberta do fogo, a pedra polida, o desenvolvimento da agricultura e com isso surgiu sedentarismo, pois não precisava sair caçando ...
Com a prática da agricultura, foi possível que as comunidades humanas deixassem de migrar, tornando-se sedentárias. Isso ocorreu porque agora não havia mais necessidade de buscar alimento, já que os vegetais podiam ser cultivados e, os animais, domesticados.
Foi durante o período neolítico que se deu á passagem do nomadismo para o sedentarismo. Isso foi possível por meio da agricultura e da criação de animais.
A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se sedentários com a descoberta da agricultura. ... Em consequência da sua constante mobilidade, os nómadas não produziam, em geral, qualquer espécie de cerâmica, que tinham de obter por troca.
Nômade é o ser que habita diversos lugares, não tem moradia fixa, vive se mudando. Sedentário é aquele que tem moradia fixa.
Uma vida nômade é não ter um lugar fixo, ou seja, vivemos em vários lugares para explorar outros territórios. E uma vida sedentária é quando deixamos de ser itinerantes, passando a ter um lugar fixo, onde possamos usufruir e plantar nosso próprio alimento sem precisarmos sair de onde estamos.
Levar um estilo de vida sedentário resume-se na ausência de exercícios físicos, e isso não quer dizer apenas a prática de esportes, mas também, atividades corriqueiras como por exemplo, a caminhada diária até o local de trabalho, ou subir escadas, ao invés de usar o elevador.
Os povos nômades quando descobriram a agricultura e pecuária, passaram a ter um estilo de vida sedentário. Explicação: ... Com isso, não precisavam mais sair para caçar, e nem procurar por alimentos, esse era o único exercícios físico que praticavam, e consequência disso, vieram a ter um estilo de vida sedentário.
Os primeiros grupos humanos eram caçadores e coletores e tinham um modo de vida nômade. A domesticação do fogo transformou o modo de vida dos primeiros grupos humanos. No território brasileiro, o povoamento pode ter acontecido por meio de migrações terrestres e marítimas.
Atualmente existem alguns bosquímanos, no sul da África, que são caçadores-coletores. Os pastores nômades viajam para encontrar terras em que seus animais possam pastar. Alguns povos da Ásia central, da Sibéria, da península Arábica e do norte da África são pastores nômades.
Banjara (ciganos da Índia)
Explicação: Usualmente são os povos do tipo caçadores-coletores ou pastores, mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam. Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens.
A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.
Resposta: Os povos deixaram de ser nômades e se tornaram sedentários a partir da Revolução Agrícola. No período Neolítico ocorreu a primeira Revolução Agrícola, em que o homem migrou do sistema de caça para a agricultura.
Resposta. Na Pré-História, no Neolítico.
Os grupos humanos sedentarizam-se, isto é, fixaram-se em um único lugar e intensificaram a prática da agricultura. Com o aumento populacional, os grupos cresceram e tornaram-se sociedades complexas que começaram a organizar-se politicamente.
Resposta. Na chamada Revolução Neolítica, o homem descobre meios de cultivar plantas, tratar a terra e domesticar animais, não precisando, portanto, se locomover para conseguir alimento.