Os gametófitos das briófitas apresentam estruturas semelhantes a raízes chamadas de rizoides, que atuam ajudando a planta a se fixar no solo. Os rizoides diferem-se das raízes, pois essas últimas são encontradas em esporófitos de plantas vasculares e não apresentam vasos condutores especializados na condução de seiva.
Possuem corpo organizado em caule, raiz e folhas. O caule é a estrutura que sustenta as folhas e faz o transporte da seiva através dos tecidos condutores pela planta. Em muitas samambaias ele cresce subterrâneo ou paralelo à superfície do solo, sendo chamado rizoma.
A estrutura evolutiva que aparece em pteridófitas são os tecidos condutores em comparação a outras plantas como as briófitas. ... As pteridófitas são plantas primitivas que se desenvolveram cedo no nosso planeta e não se reproduzem através de sementes, mas por esporos.
As pteridófitas são atualmente classificadas em dois filos: Lycopodiophyta: Nesse grupo encontramos Lycopodium, Selaginella e Isoetes. Monilophyta: Nesse grupo encontramos samambaias e Equisetum.
A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. ... Ao chegar ao estigma, o grão de pólen começa a absorver uma substância açucarada produzida pelas células dessa região, germina e forma o tubo polínico.
O protalo é o gametófito das pteridofitas e ele se origina a partir da germinação de um esporo.
Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Uma samambaia-de-metro, por exemplo, que é comum em residências, é uma planta assexuada produtora de esporos. ... Quando adulta, esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.
Podemos afirmar que o ciclo de vida das samambaia ocorre via metagênese. ... Uma muda de samambaia nasce após a liberação de um esporo, que germinará e formará o gametófito, que é haploide, após um determinado tempo, o gametófito formará gametas via mitose, que se unirão e surgirá um esporófito.
Resposta. Origina-se a geração haploide (possui um único conjunto completo de cromossomos) de seu ciclo de vida.
é o gametófito da samambaia, origina-se assim a germinação de um esporo. Caracterizadas no grupo das pteridófitas, não possuem semente, tendo em mente uma reprodução diferente. ... Em cada soro é produzido um número de esporos. Quando maduros, caem no solo e assim origina um protalo que o mesmo é uma planta sexuada.
Resposta. Resposta: São os esporos. Eles são células reprodutivas.
Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. ... Quando as condições ambientais são favoráveis, o esporo absorve água até inchar e romper-se. Assim, ocorre a germinação, produzindo uma célula idêntica a célula parental.
O processo de esporulação consiste de um etapa onde as bactérias produzem esporos. ... O esporo é uma camada protetora que deixa a bactéria em um estado inativo e pode durar anos, sob condições adequadas. Sua principal função é resistir contra ataques de agentes físicos e químicos da esterilização e desinfecção.
1. [ Biologia ] Célula resistente, que, isoladamente, pode germinar e originar um novo indivíduo. 2. [ Botânica ] Corpúsculo reprodutor das plantas criptogâmicas.
Tipos de esporos
Geralmente as paredes celulares dos fungos são constituídas por hexoses e hexominas, que se transformam em mananas, ducana e galactanas, alguns fungos podem ter a parece celular rico em quitina, já outros possuem complexos polissacarídeos e proteínas com predominância em cisteína. ...
Os fungos demáceos são normalmente encontrados no solo e na vegetação, principalmente em climas tropicais e subtropicais. São responsáveis por causar diversas doenças, tais como Cromoblastomicose, Eumicetoma e Feomicose através do contato direto, inoculação na pele ou aspiração de conídios.
Hialino = que não tem cor, translúcido, assumindo a cor do corante utilizado. Hifa = reunião de células justapostas, formando estrutura tubular, filamentosa, que compõe o corpo vegetativo dos bolores e de alguns gêneros de leveduras (por ex, Candida spp.).
Feohifomicose são infecções oportunistas, cutâneas e sistêmicas, causadas por fungos demáceos.
A cromoblastomicose é uma micose subcutânea crônica, de distribuição cosmopolita, que surge quando fungos pigmentados ou melanizados, principalmente do gênero Fonsecaea, entram no organismo humano por meio de um trauma ou ferida na pele.