O pneumotórax é uma urgência médica relativamente comum, que é causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões. O pneumotórax pode ocorrer espontaneamente em pessoas saudáveis, mas ele é mais comum após traumas torácicos, em fumantes ou em pessoas com doenças pulmonares.
A atelectasia costuma ser assintomática, mas hipoxemia e dor torácica pleurítica podem estar presentes em certos casos. O diagnóstico é por radiografia de tórax. O tratamento é feito mantendo a tosse e a respiração profunda e tratando a causa. A tendência natural de espaços abertos de ar, como os alvéolos, é colapsar.
Como principais patologias (doenças), poderemos referir: patologia pulmonar como pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), pneumotórax, derrame pleural, cancro dos pulmões; patologia cardíaca, sobretudo associada a cardiomegalia e patologia da caixa torácica (sobretudo referente ao esqueleto).
Mancha branca ativa: a desmineralização evolui para uma lesão de cárie que altera a textura e a coloração do dente, deixando-o rugoso e com manchas brancas opacas. Mancha branca inativa: a lesão de cárie pode ser paralisada com aplicação de flúor, limpeza adequada e modificação alimentar.