Com o passar dos anos, os músculos da laringe se modificam, as cartilagens se endurecem, há menos lubrificação na região… Essas alterações tornam o sofisticado sistema de produção do som menos eficiente.
Um problema de voz, chamado de disfonia, pode ser um sintoma de um problema maior de saúde do corpo, como de doença de Parkinson (que provoca voz mais fraca e trêmula) ou um problema mental, como depressão (com voz mais fraca e grossa). Assim, nem sempre um problema de voz tem sua causa nas “cordas vocais”.
Práticas que focam em como melhorar a voz....3. Desaquecendo a voz
Uma boa forma de alterar drasticamente o som da sua voz é bloquear as passagens nasais, e o jeito mais fácil de se conseguir isso é apertar o nariz e tampar as duas narinas dele. Você também pode fazer isso impedindo que o ar entre pelo nariz usando a boca.
E conforme fala preste bem atenção em sua voz e vá tentando falar fino como se estivesse dublando algo. Tente falar baixo, mas de um jeito que os outros te escute. Também precisa controlar suas emoções, se estiver brava tente se acalmar. Quando se acostumar essa será sua voz natural.
Dicas
Combine saias e blusas.
Após saber como anda sua percepção auditiva, procure um afinador, desses de guitarra mesmo, toque a nota do afinador, cante a nota dada e veja se consegue igualar a nota. Se acertou todas as vezes, parabébs, você é afinado, se não, continue treinando, pois para ser afinado é preciso treino e persistência.