Diversas são as causas: Processos com efeito de massa (Tumores, acidente vascular isquêmico ou hemorrágico), encefalite, meningite, trombose de seio venoso, pseudotumor cerebral, entre outras. A HIC é definida como uma elevação sustentada (> 5 min) da PIC para acima de 22 mmHg.
A lesão focal, por contusão ou laceração, refere-se aos danos decorrentes do impacto em um local específico do cérebro. Em caso de golpe intenso, há lesão concomitante em um ponto ao do impacto, o que é denominado lesão por contragolpe.
Uma grande variedade de tumores benignos e malignos ocorre no fígado. Embora a caracterização de lesões hepáticas focais possa ser um desafio para o radiologista, a maioria das lesões se apresenta com características de imagem que permitem o seu diagnóstico.
A lesão cerebral adquirida é uma lesão no cérebro, provocada por causas externas (ex: traumatismos) ou internas (ex: AVC, tumores, infecções, anóxia ou falta de oxigénio no cérebro), que não é nem degenerativa nem congénita, com consequências relevantes a nível familiar, social e profissional.
Tipos de Trauma Cranioencefálico O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta. O trauma craniano fechado se caracteriza por uma fratura sem desvio na estrutura óssea, ou por não apresentar ferimento na calota craniana (exemplo figura ao lado).
Principais tipos de fratura no crânio
O TCE pode ser classificado em três categorias: leve, moderado e grave. No grau leve o paciente pode apresentar-se consciente, confuso e levemente sonolento. Os casos intermediários são classificados como moderados.
Contusão pulmonar é uma lesão torácica comum e potencialmente fatal que resulta de trauma torácico penetrante ou fechado significativo. Os pacientes podem ter fratura de arcos costais associada, pneumotórax ou outras lesões no tórax. As contusões maiores podem prejudicar a oxigenação.
Com perda de elasticidade mais dióxido de carbono acumula nos pulmões que saem de menos espaço para o ar fresco e este conduz à falta de ar. Com tempo os músculos e os reforços começam a expandir para conter os pulmões expandidos.