Basofílico (basófilo) é um termo técnico usado por histologistas. Descreve a aparência ao microscópio de células e tecidos, após uma seção histológica ter sido colorida por corantes básicos. O mais comum deles é a hematoxilina. A característica de uma estrutura biológica ser basófila é chamada basofilia.
Quando confeccionamos um bloco de parafina, para realizar a microtomia e posteriormente analisar as lâminas ao Microscópio Óptico, é preciso respeitar uma sequência básica desse processamento histológico, que deve ser: Desidratação, diafanização, fixação, impregnação e inclusão.
Qual é o objetivo da etapa de clarificação ou diafanização na confecção de uma lâmina histológica de amostra de tecido biológico? Fixar o tecido na parafina. Remover gordura da amostra. Inibir o processo de autólise celular.
A inclusão da parafina é um processo que visa a preparação dos cortes no micrótomo e uso nas lâminas de microscopia. Esse procedimento é realizado em duas fases distintas. Na primeira fase, tira-se a água com um solvente e na segunda substitui-se este solvente por outro, miscível em parafina.
Após a desidratação, há o tratamento dos tecidos com xilol, para que os tecidos tronem-se transparentes, processo conhecido como diafanização. É necessário que o histologista inclua os tecidos em um meio apropriado e realize cortes finos, para que seja possível distinguir as células de um tecido da matriz extracelular.