Ameaça (Threat) - Qualquer coisa que possa explorar uma vulnerabilidade, intencional ou acidentalmente, e obter, danificar ou destruir um ativo. ... Vulnerabilidade (Vulnerability ) - Fraquezas ou buraco em um programa de segurança que podem ser exploradas por ameaças para obter acesso não autorizado a um ativo.
As ameaças intencionais são provocadas por invasões, fraudes e roubo de informações. As ameaças involuntárias são causadas por erros de desconhecimento no uso do ativo, onde aparecem erros inconscientes de funcionários que não foram devidamente treinados, infecções por vírus ou até mesmo os acessos indevidos.
Principais ameaças virtuais em 2020
As vulnerabilidades são falhas de segurança na infraestrutura que permitem que os ataques sejam bem-sucedidos, enquanto as ameaças correspondem à origem ou à intenção de executar um ataque.
Os três pilares da segurança da informação
O princípio de integridade refere-se a manutenção das condições iniciais das informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas. Ou seja, a informação mantém sua origem e ela não pode ser alterada, assim somente pessoas autorizadas poderão acessar e modificar os dados do sistema.
Quais são os princípios da segurança da informação?
Quais os principais mecanismos de segurança da informação?
Mecanismos de Segurança são ferramentas técnicas e métodos que são utilizados para implementar serviços de segurança. Um mecanismo pode operar por conta própria, ou com outros, para fornecer um serviço específico. Exemplos de mecanismos de segurança comuns são os seguintes: Cryptography.
Trata-se de tudo aquilo que envolve a proteção de sistemas e dados de um determinado indivíduo ou empresa, sendo que o nível de segurança é estabelecido de acordo com o valor das informações e os potenciais prejuízos causados por seu uso indevido.
Mecanismos de segurança Controles físicos: são barreiras que limitam o contato ou acesso direto a informação ou a infraestrutura (que garante a existência da informação) que a suporta. Mecanismos de segurança que apoiam os controles físicos: portas, trancas, paredes, blindagem, guardas, etc.
Chamaremos este colaborador de Security Officer (termo do inglês que caracteriza o gestor de segurança da informação), e a ele será delegada toda a responsabilidade por organizar regras para salvaguardar a informação gerida na organização.
e quem é responsável por ela. De acordo com a norma, o responsável pela informação deve fazer a classificação dela. Geralmente, faz-se uma avaliação de riscos e aplica-se os níveis de classificação da informação definidos pela empresa.
Outra ação que garante a confidencialidade dos dados é o correto descarte das informações....Confidencialidade
Assim como a confidencialidade, a segurança da informação utiliza-se de alguns mecanismos para garantir a integridade da informação. Exemplos desses mecanismos são criptografia, hashing e assinaturas digitais.
No artigo de hoje, abordamos as 5 práticas mais importantes para garantir a confidencialidade dos dados.
Os três termos, também conhecidos como CIA (confidencialidade, integridade e disponibilidade) estão interligados, porém possuem diferenças. O primeiro deles tem a ver com o sigilo dos dados da empresa, enquanto o segundo se refere à consistência deles.
Confidencialidade é a propriedade da informação pela que não estará disponível ou divulgada a indivíduos, entidades ou processos sem autorização. Em outras palavras, confidencialidade é a garantia do resguardo das informações dadas pessoalmente em confiança e proteção contra a sua revelação não autorizada.
Existem três pilares fundamentais, conhecidos como conceito tríade CIA (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade), que contribuem para uma estratégia de segurança da informação ser gerenciada corretamente. Abaixo temos detalhes de cada componente deste conceito.
Confidencialidade significa garantir que a informação não será conhecida por pessoas que não estejam autorizadas para tal. ... Integridade, por sua vez, significa garantir que a informação armazenada ou transferida está correta e é apresentada corretamente para quem a consulta.
Tradicionalmente, a segurança da informação era composta por três pilares principais, conhecidos pela sigla CID, são eles: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Porém, ao longo dos anos, foram incorporados mais três itens a essa lista: autenticidade, Irretratabilidade (ou não repúdio) e conformidade.
Basicamente, a segurança se divide em três princípios: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
Existem quatro princípios básicos de segurança da informação: Disponibili- dade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade. De acordo com o Princípio da Disponibilidade, a informação estará disponível sempre que for preciso.
Esses são: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade ou não repúdio.
As medidas de segurança devem seguir os princípios de que: Segurança é prevenção; Segurança completa só é possível por meio de treinamento, conscientização e responsabilidade compartilhada; ... As medidas de segurança não devem impedir a atividade normal da organização.
Confidencialidade, integridade e disponibilidade: entenda o papel de cada um na proteção dos dados. O principal objetivo da segurança da informação é proteger os dados e não somente os ativos físicos e tecnológicos por onde eles passam ou estão armazenados.