Significado de Perigo Acontecimento ou evento em que pode ocorrer algo prejudicial.
Ou seja: é a chance ou a probabilidade de lesão ou morte. Alguns exemplos de risco: intoxicação, perder um membro, ter problemas na coluna ou em qualquer outra parte do corpo por conta das condições de trabalho. O perigo, por sua vez, se refere às situações que podem causar danos, lesões ou mortes.
seguro, tranquilo, protegido, salvo, resguardado, assegurado, certo, garantido, sólido, firme, estável, inabalável. Contrário de ameaçador: 2. inofensivo, inocente, inócuo, bom, confiável, fiável, insuspeito, inóxio, abnóxio.
1 risco, ameaça. O que provoca uma situação de risco: 2 aflição, agonia, angústia, aperto, apuro, atribulação, aventura, contratempo, crise, desvantagem, gravidade, inconveniência, inconveniente, malefício, prejuízo, tormento, transe.
adjetivo Que possui uma grande quantidade de peixes: lago piscoso.
1 risca, traço, linha, traçado, rabisco, listra, lista, raia, estria, contorno. Possibilidade de perigo: 2 perigo, ameaça. 3 esboço, rascunho, desenho, delineamento, bosquejo, debuxo, esquema, delineação, garatuja, plano, projeto, planta.
[Gíria] Golpe com instrumento cortante.
4 assunto, tema, questão, ponto, quesito.
“Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).
O levantamento de perigos e riscos deve ser feito de forma cuidadosa e considerar os seguintes aspectos:
Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele uma ameaça, quando negativo, ou oportunidade, quando positivo. É o resultado obtido pela efetividade do perigo. Perigo é uma ou mais condições que têm o perfil de causar ou contribuir para que o Risco aconteça. Não se mede e não há como eliminar o Risco.
Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte. Perigo é um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de contribuir para uma lesão ou morte.
O risco ocupacional é definido pela frequência com a qual uma pessoa pode sofrer danos causados por uma fonte de perigo. Quanto maior a frequência de exposição ao fator de risco, maior a probabilidade de haver consequências negativas.
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.