Os recursos multimodais podem ser evidenciados como aqueles meios em que mais de uma modalidade de expressão é empregada para que determinada informação possa ser transmitida. É o que podemos nota quando analisamos a união de uma linguagem não verbal aliada à linguagem verbal em um texto.
substantivo feminino Qualidade de multimodal, do que apresenta variados modos, feitios, aspectos, formas. Característica da comunicação que se efetiva simultaneamente por vários meios, formas (gesto e fala; escrita e leitura; imagem e texto etc.).
Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. ... Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.
I - Tipo textual: eles se definem por propriedades linguísticas, entre as quais podemos destacar: relações lógicas, vocabulário, construções frasais, tempos verbais, dentre outras. ... IV - Tipo textual: costuma variar de cinco a nove tipos: argumentação, narração, injunção, descrição e exposição.
I. São definidos por propriedades linguísticas como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc. II. Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural e com função comunicativa.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Ele pode ser narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e dissertativo. Ah, mas não se confunda! Tipologia textual é diferente de gênero textual. O gênero textual tem função comunicativa e sempre está inserido em algum contexto cultural possuindo características específicas de estrutura e estilo.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter....Qual a diferença entre texto literário e texto não-literário?
Já no texto 2: O verso 1 rima com o verso 3, e o verso 2 rima com o verso 4. Eles são diferentes porque o texto 1 é maior e não é totalmente constituído por rimas, já o texto 2, sim, é formado por rimas no final de cada verso.
Explicação: a) no texto 2, enquanto são apresentadas as falas, para cada personagem falar, em algum momento, inclusive a fala do narrador; no texto 3, temos o diálogo acontecendo com narração em alguns momentos.
Quais as diferenças entre os textos 3,4,5 e 6? Os textos 3 e 6 tem versos livres e pertencem ao modernismo, o texto 4 é um soneto com inclinação clássica e o texto 5 é um poema concreto.
Resposta: Tudo a ver, é justamente a função dos gêneros textuais, separar cada texto com seus determinados contextos e seu público alvo. Exemplo: Um texto que fale sobre a chuva, a poesia vai falar da chuva com um contexto, a notícia com outro, o conto com outro e assim por diante...
Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.
quanto ás características dos textos podemos afirmar que há diferenças entre eles quais: Os gêneros textuais podem ser: narrativos . ... O gênero narrativo é onde geralmente se conta uma história .
Tipo textual: O tipo textual é a estrutura do texto, ou seja, é a forma como o texto se apresenta. Gênero textual: O Gênero textual é o uso deste texto, ou seja, é a função social/ comunicativa do texto. É um texto que vivencia o cotidiano, podendo ser verbal ou não verbal.