Os pseudópodes são expansões citoplasmáticos que tem como objetivo englobar o alimento por fagocitose (FIGURA 2). Há também grupos de protozoários que além dos pseudópodes, possuem carapaças que tem como função servir como esqueleto, podem ser de sílica ou de carbonato de cálcio.
Pseudópode é uma projeção temporária da célula utilizada para locomoção e captação de alimentos.
A ameba não tem forma definida, é praticamente gelatinosa (protoplasma). No interior do protoplasma se encontra o núcleo. As amebas costumam viver no meio aquático, em lagos, riachos, poças de água. É possível encontra-las também na terra e no organismo de outros seres vivos, a exemplo do ser humano.
Para as parasitoses em geral, o hemograma também pode ter grande utilidade, pois no hemograma existem tipos específicos de células de defesa que aumentam sua contagem na vigência de Parasitoses.
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.