Para compreendermos porque a TR (Taxa Referencial) foi criada e persiste até os dias de hoje, precisamos voltar algumas décadas no tempo.
As tabelas de composição de alimentos são documentos com informações sobre a composição nutricional, como carboidratos, lipídeos, fibras, proteínas, minerais, vitaminas e outros compostos, de diversos alimentos.
Carboidratos, lipídeos e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese protéica, renovação celular e trabalho físico.
Ela serve para informar ao consumidor sobre a composição do alimento e a quantidade de nutrientes que o alimento fornece, além de indicar quanto isso representa da ingestão diária recomendada (IDR). ...
É chamada informação nutricional (em inglês: nutrition facts label; nutrition information panel), sendo também conhecida como rotulagem nutricional, a tabela de informações relativas às quantidades de vitaminas, sais minerais, gorduras, proteínas, fibras, entre outros, por porção, contida na maioria das embalagens de ...
O valor nutritivo do alimento é definido como uma medida de sua capacidade em sustentar grupos de atividades metabólicas inerentes ao organismo animal (BLAXTER, 1956).
A leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. ... Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.
Os rótulos nas embalagens dos produtos são de extrema importância para o consumidor final. É através deles que muitos decidem a compra. Os rótulos devem conter informações de procedência, características do produto, quantidade ou peso, seus ingredientes, prazo de validade, modo de preparo etc.
Os rótulos de alimentos são de extrema importância, pois trazem ao consumidor todas as informações nutricionais a respeito do produto. ... De acordo com a nutricionista, o primeiro dado a se observar em um rótulo são os ingredientes. Ela explica que o primeiro é aquele que vem em maior quantidade no alimento.
Os alimentos industrializados que comemos devem conter a informação nutricional adequada à sua composição química do alimento. O importante é saber interpretá-las com precisão e não apenas dar uma breve olhada nas calorias do alimento.
O que os rótulos devem apresentar
Com base no texto trazido pela RDC nº 259/2002, a Anvisa determina 7 pontos obrigatórios que devem constar nos rótulos de alimentos.
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Vitaminas do Complexo B. Este grupo formado pelas vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina) desempenha dezenas de funções primordiais no organismo.
As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras fornecem a energia necessária a todos os processos (por exemplo, andar) e reações do organismo (por exemplo, respirar).
A proteína é um nutriente de extrema importância, pois é o principal responsável pela função estrutural do nosso organismo, sintetizando células dos diferentes tecidos do nosso corpo. São formadas por estruturas menores, chamadas aminoácidos.
Para que servem e quais são os Alimentos Construtores. Os alimentos construtores são aqueles ricos em proteína, como ovo, carnes e frango, que têm a função de construir novos tecidos no organismo, especialmente quando se trata de massa muscular e de cicatrização de feridas e cirurgias.
Exemplos de alimentos construtores de origem vegetal:
Quais são os tipos de alimentos?
Os alimentos reguladores são de origem vegetal, sendo principalmente frutas, verduras e legumes, sendo os principais:
Os alimentos reguladores são de origem vegetal, sendo principalmente compostos por frutas, verduras e legumes. Vamos listar alguns alimentos em que encontramos maior quantidade de vitaminas, fibras e sais minerais fornecidas pelos alimentos reguladores....Vitaminas
Os alimentos reguladores fazem parte do segundo nível da pirâmide e devem ser consumidos em menor quantidade se relacionados aos energéticos, mas em grandes porções se comparados aos seus benefícios. Afinal, de uma forma geral são ricos em vitaminas A, B, C, D, E, K, fibras e sais minerais.
1. Cereais, pães e tubérculos. É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. Nele, encontram-se os alimentos fontes de carboidratos como aveia, pão, arroz, farinhas integrais, batata doce entre outros.
Os nutrientes energéticos são os nutrientes que fornecem energia para todas as atividades do organismo, como pensar e andar. Os principais nutrientes energéticos são os hidratos de carbono e os lipídios.