Ser produtivo no trabalho é saber organizar o seu tempo da melhor forma para que as tarefas sejam feitas com qualidade. Tem mais a ver com o planejamento do tempo e como você aproveita ele para realizar as tarefas do que com a quantidade de tarefas realizadas.
Um dia produtivo é aquele em que há um planejamento prévio que é cumprido com sucesso quando ele chega ao fim. Se você quiser e trabalhar para isso, todos os seus dias podem ser igualmente produtivos.
A produtividade é importante, por ser um dos principais pilares de motivação entre os colaboradores e também por ser um dos fatores que evita a rotatividade nas empresas. Ela é o trampolim para um funcionário ter reconhecimento pelo seu desempenho profissional.
Ser produtivo melhora seus resultados e te torna valioso Fato! Desorganização, procrastinação, falta de planejamento e pouca ação são coisas que não podem fazer parte da vida de quem realmente quer se tornar um profissional acima da média e crescer profissionalmente.
Uma coisa é igual pra todo mundo: o tempo! E ser produtivo deriva de como usamos esse tempo com mais eficiência, priorizando as tarefas importantes e evitando distrações. É mais do que fazer mais com menos: a gestão do tempo e a produtividade são peças fundamentais para conseguir fazer melhor!
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.
Fatores que afetam a produtividade das empresas
Alguns empresários priorizam mais um do que o outro, porém é necessário que os dois andem juntos na rotina da organização. Sem produção não há produtividade. Isso porque uma produção capaz de fazer mais com menos pode trazer altos impactos positivos.
A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade.
É possível ter uma redução da produção e mesmo assim ter um aumento de produtividade? Não, para haver uma redução na produtividade o valor dos insumos deve ser reduzido. ... Sim, caso haja uma redução nos insumos e redução na produção. Não, para haver aumento na produtividade a produção deve aumentar.
Principais vilões da produtividade Procrastinação, ou adiar e não cumprir as tarefas – 52% Ter muitas coisas para fazer ao mesmo tempo – 34,7% Dificuldade de concentração – 11,3% Não saber planejar o dia – 10,2%
A satisfação da equipe reflete na produtividade
As perdas na produção são problemas que acabam levando a perdas de materiais e produtividade durante o processo produtivo. Essas perdas prejudicam a fábrica de diversas formas, já que causam redução na produtividade, retrabalho e prejuízo financeiro.
Entenda quais são as principais causas das perdas financeiras nas empresas
LEAN MANUFACTURING: 7 PERDAS DA PRODUÇÃO
Quanto maior for a perda, menor será o valor agregado do produto....Como identificar perdas nos processos produtivos e evitar o desperdício
Portanto, há dois tipos principais de desperdício: Desperdício necessário – aquilo que não agrega valor, mas é necessário para a qualidade do processo. ... Desperdício puro – aquilo que não agrega valor e é desnecessário. Qualquer coisa que não agrega valor e pode ser removida imediatamente do processo.
Como reduzir retrabalho e refugo?
4 formas de reduzir o desperdício na indústria alimentícia
A falta de matéria-prima é resultado de erros de gestão de produção, então, o primeiro passo é reunir o seu time de gestores e fazer um estudo completo sobre o tema. Colha dados sobre investimentos, custos, entrada e saída de materiais, estoque e avalie meticulosamente como tudo está sendo feito.
As causas de falta de matéria-prima estão ligadas à falta de processos e/ou cadastro de produtos mal feitos e/ou utilização incorreta de tecnologia de armazenamento de dados.
Falta de matéria-prima é a maior em 19 anos e leva indústria a reduzir produção. A escassez de matéria-prima em vários segmentos e a alta de preços são atualmente os principais fatores que limitam a expansão da produção industrial no País. ... A escassez, somada ao câmbio desvalorizado, resulta em alta de preços.
Deve-se escrever matéria prima ou matéria-prima? Em qualquer dos casos julgo que o plural se aplica a ambos os vocábulos. Deve escrever-se «matéria-prima» (portanto, com hífen).