O seccionamento representa o ato de promover a descontinuidade elétrica total, com afastamento adequado entre um circuito ou dispositivo e outro. Ele é obtido mediante o acionamento de dispositivos apropriados.
O que é a desenergização? Esse é o procedimento realizado para a supressão da instalação. Ele pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas que se destinam à garantia da ausência total de tensão no circuito — devendo este estar sob controle durante todo o tempo de trabalho.
b) Impedimento de reenergização - Verificar as medidas de impedimento de reenergização aplicadas, que sejam compatíveis ao circuito em intervenção, como: abertura de seccionadoras, retirada d fusíveis, afastamento de disjuntores de barras, relés de bloqueio, travamento por chaves, utilização de cadeados.
A instalação do conjunto de aterramento deve obedecer aos procedimentos abaixo:
O terminal neutro do transformador deve ser aterrado ao neutro da baixa tensão com cabo de alumínio nu 2 AWG CA. O dispositivo de aterramento do transformador deve ser aterrado a malha de terra dos para-raios e interligado ao neutro da rede secundária e ao mensageiro da rede compacta se for o caso.
NR-10
10.
A NBR 5410 faz referência aos possíveis sistemas de aterramentos que podem ser feitos na indústria, sendo que os três mais utilizados são: Sistema TN-S: nesse sistema o neutro é aterrado logo na entrada e levado até a carga.
As concessionárias exigem que o neutro seja aterrado na entrada da instalação e esta ideia de aterrar o chuveiro usando o neutro vem justamente do neutro ser aterrado pela concessionária, fazendo com que muitos eletricistas entendam que é a mesma coisa, mas não é!
Nesta condição, se medirmos a tensão de fase fase no padrão, teremos 220V ou o valor da tensão de fase fase de trabalho da concessionária local. A tensão de fase A com neutro será 0V e fase B com neutro, 220V, mesmo que essa tensão seja medida no ponto de interligação de neutro-terra.
O principal problema de um fio neutro interrompido é que quando isso ocorre temos um comportamento do circuito onde a tensão elétrica pode elevar e com isso a queima de equipamentos e eletrodomésticos é praticamente inevitável se estes não forem fullrange (bivolt).
Segundo ponto importante: o neutro das instalações elétricas é aterrado. ... Portanto, não há perigo em tocar no neutro, pois ele não vai ter uma diferença de potencial que faria circular uma corrente em nosso corpo. Portanto, não faz sentido desconectar esse fio com um disjuntor, ele não está protegendo nada.