Feito em óleo sobre tela, o trabalho, exposto no palácio do Governo desde 1º de outubro, reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado.
Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente. Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas.
A expressão dos operários representados passa ao espectador a sensação de tristeza, indiferença e cansaço. Esses sentimentos representam as péssimas condições de trabalho às quais os migrantes estavam submetidos, assim como remetem à falta de perspectiva que predominava no contexto de opressão da Era Vargas.
Resposta: Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
A obra intitulada O Pescador é um festival harmonioso de cores, onde predominam as formas retangulares e ovaladas. As pedras dentro do lago possuem tons lilases e rosados. O pescador — única figura humana presente na composição — está sentado sobre uma pedra lilás, já tendo pescado seu peixe.
As principais características das obras de Tarsila do Amaral são o uso regular de cores vivas; as formas geométricas com estilo cubista, além de influências do surrealismo na forma de suas pinturas.
Resposta. Resposta: As cores são: Verde, amarelo,azul,laranja, roxo,marrom, vermelho, branco e ás vezes, bege.
Em 1928, Tarsila criou a tela Abaporu (aba: homem; poru: que come carne humana, em tupi-guarani) e deu-a de presente a seu marido, Oswald de Andrade, fato que estimulou o escritor a criar o movimento antropofágico. Em 1930, ela se tornou, por pouco tempo, diretora da Pinacoteca do Estado, um museu paulistano.
A tela Operários pode ser considerada um dos melhores registros do período de industrialização brasileira (especialmente do Estado de São Paulo). Tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e explorada, sem acesso a leis que a defendesse propriamente.
Cada conjunto é composto de figuras que representam as faces de um dos sólidos geométricos que aparecem na obra: pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular e paralelepípedo.