Grupo de desordens principalmente hereditárias caracterizadas por espessamento das palmas das mãos e plantas dos pés como resultado de excessiva formação de queratina levando a hipertrofia do estrato córneo (hiperqueratose).
5 passos para eliminar calos em casa
A causa de calos e calosidades normalmente é pressão ou atrito intermitentes, geralmente sobre uma superfície óssea. Após a remoção da pele espessa sobrejacente, uma verruga sangrará, enquanto a calosidade não. Recomendar abrasão mecânica e queratolíticos para ajudar a remover calos e calosidades.
Calosidades plantares são resultados de hiperpressão localizada em determinada área da planta do pé. A área mais comum é sob as cabeças dos metatarsos, na área conhecida como “bola do pé”.
Os calos surgem devido ao atrito repetido em determinada região, deixando a pele mais grossa e rígida. Os calos podem aparecer em qualquer região de acordo com o agente responsável pelo contato e pressão repetida, como por exemplo o uso de sapatos apertados que favorecem o aparecimento de calo nos pés.
É possível retirar os calos através de diferentes métodos. Alguns exemplos são banhos mornos seguidos de esfoliação com pedra pomes, calicidas, produtos com ação esfoliante indicados para remover calos, que contêm Ácido Salicílico, Ácido lático ou Ureia em sua composição.
O podólogo é o profissional mais indicado para identificar e tratar adequadamente os diferentes tipos de calos nos pés.
Coloque água quente e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia. Deixe os pés parados por pelo menos 10 minutos. As propriedades esfoliantes dele farão com que a pele amoleça. Depois desse tempo, lave os pés e esfregue-os com uma pedra pomes.
Remédios para calos e calosidades
Ureadin 20%: é indicado para amolecer a pele grossa, rígida e espessa do calo, hidratando a pele seca e áspera destas regiões. Ureadin facilita a remoção de calosidades e para usar este produto basta aplicar a pomada uniformemente sobre a região a tratar, 2 a 3 vezes por dia.
Dicas para tratar a bolha mais rápido
Em cerca de duas semanas a bolha seca e forma uma casquinha — que de maneira nenhuma pode ser puxada ou retirada também!
Aplique um antisséptico. Assim que surgir uma bolha, faça uma limpeza com água oxigenada, se a bolha estiver intacta. Mas se estiver rompida, use antibiótico (creme)....Primeiros cuidados