Exceto se. Não permitirei que vá à padaria, salvo se for em minha companhia! Obs.: O sentido é adversativo.
Coisa ou pessoa que não está incluída em determinado grupo ou que não tem as características da maioria.
Essa expressão é comumente utilizada para exprimir a ideia de exclusão de algum(uns) elemento(s) declarado(s) numa premissa. Ex: Todos deverão ficar em quarenta, salvo pessoas que trabalham com serviços essências.
Em contraste com a primeira expressão, nós usamos “salvo engano”, quando não estamos muito certo sobre determinada informação. Por exemplo: Salvo engano, ele estava tão cansado que não dormia há dois dias.
Significado de Salvaguarda [Figurado] Vantagem ou privilégio que algumas pessoas têm em relação a outras pessoas; prerrogativa. [Gráficas] Folha que, presa ao fim e no início de um livro, evita que o original se suje durante o processo de encadernação. Etimologia (origem da palavra salvaguarda). Do francês sauveguarde.
preposição Exceto, afora, à exceção de: tudo bem, salvo os riscos da viagem. locução adverbial A salvo; sem perigo; em segurança; livre de: os acidentados estão a salvo.
Significado de Salvaguardar verbo transitivo direto Tomar providências para uma pessoa não esteja em perigo; proteger alguma coisa; defender: salvaguardar a população dos malefícios do tabaco.
advérbio De maneira precoce; em que há precocidade; que ocorre antes do tempo próprio: este ano as macieiras floriram precocemente. Etimologia (origem da palavra precocemente). Precoce + mente.
9 sinônimos de precoce para 1 sentido da palavra precoce: Que se desenvolve antes do tempo: 1 imaturo, adiantado, antecipado, extemporâneo, lâmpedo, lampo, prematuro, prévio, temporão.
|| Que sucede antes do tempo em que naturalmente teria de suceder: Velhice prematura. A morte prematura de Alexandre aniquilou o famoso império dos gregos.
A morte-precoce do pessegueiro causa o colapso repentino da copa do pessegueiro antes, durante ou logo após a floração, geralmente em plantas com três a seis anos de plantio. Pode haver o escorrimento de seiva da planta a partir de ramos, pernadas e o tronco.
As doenças do aparelho circulatório (DAC), câncer, doenças respiratórias crônicas (DRC) e diabetes são responsáveis por 80% destas mortes por DCNT. Embora pessoas de todas as idades sejam afetadas por estas doenças, o risco de morte prematura naqueles entre 30 e 69 anos foi de 22%, em 2000, e 18%, em 2016.
Como lidar com a perda repentina de um ente querido
Como aceitar a morte?
7 passos para aceitar a morte de uma pessoa amada
É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que, no velório, não conseguiram chorar, justamente porque é como se ainda não tivesse “caído a ficha”. Ao ficar chocada, a pessoa pode ter diversas reações, desde a apatia, a raiva (de não se conformar com o que está acontecendo) até a profunda tristeza.
Enquanto que em algumas culturas comemoram a morte, em outras ela é considerada uma liberação da pessoa, na nossa a morte representa uma desgraça. A tristeza, a frustração, a raiva… todos esses e muitos mais sentimentos nos travam por dentro. Às vezes, se isso não acontece, inclusive nos sentimos mal.
Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.
Sabemos que a necessidade de chorar faz parte do alívio emocional, além de ser um modo de canalizar o estresse e as tensões. Mas há pessoas que são incapazes de chorar devido a uma doença. Uma doença autoimune. Não é que elas reprimem seus sentimentos, de forma alguma, trata-se de um problema de origem fisiológica.
Não segure o choro Pois bem, esse tipo de atitude recebe o nome de estilo de "parentalidade negativa". "Além de conter ameaças, desestimula que as crianças expressem suas verdadeiras emoções. Estudos apontam que os futuros adultos crescem mais inseguros ou desapegados emocionalmente como forma de defesa", diz Carvalho.
A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.
Segurar o choro com frequência causa instabilidade psicológica, podendo levar a depressão. Em casos mais graves pode levar a doenças autoimunes, asma e até mesmo câncer.
"As pessoas tendem a recriminar o choro no adulto porque, de fato, associamos a um comportamento infantil. Há essa associação à imaturidade, como se ao crescer não pudesse mais chorar, o que é uma grande bobagem". Após o indivíduo crescer, as lágrimas podem expressar contentamento, raiva, frustração, alívio.
Muitas vezes achamos que não é preciso, que sozinha consegue mudar, porém não é verdade, nós psicólogos estamos preparados não somente para ouvir e sim sabemos como ajudar a você nessas situações. Se algo não está bem, se sente-se muito sozinha, chora muito, isso é sinal de que algo não está bem e precisa de ajuda.
Chorar por qualquer coisa pode ser sinal de depressão! O choro faz parte da nossa existência. Ele é uma manifestação de emoções negativas que sufocam, geralmente acumuladas. Mas quando passamos a chorar por qualquer coisa, precisamos de mais atenção no problema.
Estratégias simples para segurar o choro no meio de uma discussão
Pode ser um momento pontual de tristeza, alterações hormonais que provocam problemas de humor, falta de vitamina, alterações químicas do corpo, ou mesmo depressão.
Suas feridas emocionais precisam de tempo para cicatrizar. Porém, há situações nas quais a tristeza sem motivos se torna uma companhia constante. Ela surge “do nada”, quando tudo está bem. E se aloja no cotidiano, minando sua motivação.
25 coisas para fazer quando você estiver triste