A técnica padrão para pulpectomia em dentes decíduos preconizada pela Academia Americana de Odontopediatria (AAPD,2001) consiste em: Remoção do tecido cariado; Acesso a câmara pulpar; Remoção da polpa coronária; Identificação dos canais radiculares; Instrumentação; Irrigação; Tratamento dos canais; Medicamentos ( ...
Então, a pulpectomia pode ser definida como o tratamento do canal radicular de dentes com vitalidade pulpar (LEONARDO e LEAL,1998). Nos casos, em que a lesão atinge apenas uma pequena parte da polpa coronária é possível realizar a pulpotomia, que consiste na remoção parcial do tecido pulpar.
O Formocresol está indicado para terapia pulpar de dentes decíduos e em alguns casos específicos de dentes permanentes.
Após o atendimento de urgência nas situações de abscesso periapical agudo, o endodontista tem sido orientado a colocar uma bolinha de algodão embebida em Paramonoclorofenol Canforado (PMCC) na câmara pulpar. Muitos acreditam que só agindo assim garantem a ausência de dor pós- operatória.
Após o preenchimento do canal radicular, observado pelo refluxo da pasta, coloque uma mecha de papel absorvente estéril na cavidade pulpar, e em seguida sele a abertura com cimento de presa rápida à base de óxido de zinco e eugenol - Pulpo-San (S.S. White). Faça fluir a pasta rosqueando o êmbolo no sentido horário.
O iodofórmio é usado na Odontologia, especialmente na Endodontia como medicação intracanal e agente de contraste. Apresenta-se sob a forma de cristais amarelos brilhantes e de odor forte.
A medicação sistêmica é um recurso que pode ser aplicado como acessório na terapia endodôntica no alívio da dor, inflamação e infecção, ressaltando que as avaliações precisas dos pacientes são essenciais para a escolha da terapia sistêmica adequada.
R.: O teste do iodofórmio serve para a detecção dos grupos CH3CO- , e na distinção entre cetonas (R-CO-R) e metil-cetonas (RCOCH3). Este ensaio é positivo com amostras que contem os grupos CH3CO- ligados a um átomo de hidrogênio ou um átomo de carbono que não tem hidrogênio muitos ativos.
O curativo dentário é um cuidado paliativo de grande ajuda nos tratamentos odontológicos. Ele serve para proteger um dente quebrado ou que não pode terminar um procedimento no mesmo dia, como uma restauração ou um canal.
“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere!
Um dente necrosado é um dente sem vida, já que a lesão acontece na polpa do dente e pode acarretar em diversos problemas para o paciente que não buscar o tratamento adequado para isso. “A necrose pulpar trata-se da morte da parte viva do dente que é chamada de polpa”, explica a endodontista Sofia Cabaleiro.