Também conhecido como tinnitus, é caracterizado pela percepção de um barulho (podendo ser do tipo apito, chiado, “panela de pressão”, “bater das asas de borboletas”, etc) nos ouvidos ou na cabeça. Por si só, não é considerado uma doença, mas sim um sinal de que alguma coisa está errada.
A pesquisadora observou que essa espécie de borboleta tem uma estrutura na frente da asa frontal que parece com um ouvido. No final do canal auditivo tem uma membrana bem fina, o "tímpano", estendida sobre uma base rígida.
Perda de audição Muitas vezes, o zumbido pode esconder a presbiacusia (perda da audição relacionada à idade). A situação geralmente começa por volta dos 60 anos de idade e afeta os dois ouvidos. Nesse caso, o chiado no ouvido surge como uma forma do sistema auditivo tentar compensar a falta de estímulo auditivo.
Envelhecimento, exposição a ruídos, medicamentos, doenças e até traumas cranianos podem causar alguma lesão na estrutura do ouvido, o que pode acarretar perda de audição e o zumbido.
Vasodilatadores, que atuam dilatando os vasos do ouvido, como Betaistina ou Cinarizina, por exemplo, podem ser úteis em algumas situações, como vertigem ou espasmo dos vasos sanguíneos cerebrais; Anti-histamínicos, que possuem efeito sobre os zumbidos devido à sua ação vasodilatadora e anticolinérgica.
Como o zumbido no ouvido de forma natural:
Remédios As medicações que podem ser recomendadas para quem sofre com o zumbido no ouvido incluem: Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina para aliviar os sinais de depressão e ansiedade decorrentes do zumbido no ouvido.
De acordo com a especialista, o melhor remédio contra este tipo de zumbido é a paciência, já que, após um tempo de repouso, os sintomas somem. No entanto, mais perigoso do que a exposição esporádica a sons altos em shows é o uso constante de fones de ouvido com música em volume exagerado.
Causas - Além da perda de audição, doenças neurológicas, acúmulo de cera no ouvido, depressão e dieta inadequada estão entre as causas do problema. No caso dos fatores fisiológicos, a sensação é desencadeada por falhas na vascularização do ouvido.
Os erros de alimentação como jejum prolongado, abusos de café, doces, refrigerantes ou álcool são causas comuns de zumbido e podem ser facilmente resolvidas adotando-se uma dieta adequada.
Não existe nenhum alimento contraindicado durante o uso da Amoxicilina. O que é recomendado é ter uma alimentação saudável estando em uso de Amoxicilina ou não.
Por muitos anos, o consumo excessivo de cafeína tem sido apontado como um fator agravante para o zumbido do ouvido. A fisiopatologia por trás desse efeito provavelmente está relacionada ao bloqueio dos receptores de adenosina pela ação da cafeína no sistema nervoso central.
Distúrbios como ansiedade e depressão alteram os níveis dos neurotransmissores que estimulam as vias auditivas e podem causar zumbido.
Chamado acúfeno ou tinido (tinnitus, em inglês), é a percepção de um som que não pode ser atribuído a uma fonte sonora externa. Ou seja, é a percepção de um som que não está sendo gerado no ambiente. Ele pode se assemelhar a sons de apito, chiado, sinos, grilos e outros.
Causas de zumbido O zumbido pode se desenvolver em pessoas de todas as idades e origens, mas as pessoas mais velhas ou que tiveram muita exposição ao ruído estão especialmente em risco. Possíveis causas de zumbido incluem: Exposição a música alta, ruídos de construção entre outros.
Esse zumbido, também conhecido como tinnitus, geralmente surge como consequência da perda auditiva, que pode ser causado por maus hábitos como o volume excessivo de fones de ouvido e outros dispositivos, ou pelo envelhecimento natural do indivíduo.
Zumbido é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça na ausência de um estímulo sonoro do ambiente. Ou seja, ele se trata de uma percepção sonora sem uma fonte de som externa. O zumbido não é uma doença em si, na verdade é um sintoma de uma condição de saúde que afeta algum ponto da via auditiva.
A acufenometria é um exame para avaliar o zumbido no ouvido. Saiba mais! Se você sofre com zumbido no ouvido, provavelmente já ouviu ou vai ouvir falar sobre acufenometria.
A otorrinolaringologia atua no atendimento de condições que afetam ouvido, nariz e a garganta....Exames otorrinos para o ouvido e do labirinto