A síntese protéica, então, se reinicia, com a cadeia polipeptídica sendo inserida para o lúmen do retículo, caracterizando o transporte simultâneo à tradução (figura 3.
Resposta. As proteínas sintetizadas por polissomos livres no citosol geralmente ficam na própria célula, atuando em seu metabolismo. As proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso são proteínas de exportação e migram para o aparelho de Goldi, onde são envolvidas por membranas.
As enzimas encontradas no interior dos lisossomos são produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso e posteriormente enviadas para o complexo golgiense, onde são armazenadas em pequenas vesículas. Essas vesículas soltam-se do complexo golgiense e originam os lisossomos.
Resposta. Resposta: RE - Golgi - vesículas que se fundem com a membrana plasmática.
Os ribossomos são os locais de síntese proteica na célula. A maioria dos retículos endoplasmáticos encontrados nas células é retículo endoplasmático áspera. Devido à sua afiliação com os ribossomos, a função geral do ER bruto é isolar e transportar as proteínas que foram construídas nos ribossomos.
Resposta: Os produtos são proteínas. Eles são englobados em vesículas para serem mandados para o meio extracelular.
Retículo Endoplasmático Liso
Ribossomos: são formados a partir do RNA ribossômico, realizam a síntese de proteínas. Encontramos ribossomos ligados (aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso) e ribossomos livres. Nos ribossomos livres ocorre a produção das proteínas que atuam no citosol.
Resposta. as proteínas produzidas no citoplasma pelos ribossomos livres possuem função dentro da célula, diferente das proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso, que possuem função fora da célula, ou seja, serão utilizados em processos exógenos.
complexo de Golgi
Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.
Resposta. A organela responsável por essa função é o Complexo Golgiense.